09 junho 2006

FINGERTIPS.


Esta banda portuguesa merece mais atenção do que lhe é dada. Senão vejamos, o 1.º trabalho, “all ‘bout smoke ‘n mirrors”, ficou conhecido por uma balada que demonstra as grandes potencialidades vocais do líder da banda. E o resto?... Alguém reparou que o tema de abertura do álbum é marcante? Alguém reparou que esta banda tem muito mais a dar enquanto banda de rock, do que pop?

E é principalmente isso que se sente no 2.º álbum, “CATHARSIS”. Em vários temas há uma envolvência de guitarras fantástica; o rock está lá! Há alma e muita cor nestes temas. As guitarras estão lá a rasgar e puxarem uma pela outro, muito bem acompanhadas pela bateria, compondo um todo de adrenalina que nos faz transpirar e nos dá vontade de saltar para o meio da sala e dançar, acompanhado de uns tantos vodkas enquanto repetimos os temas inúmeras vezes. É impossível ficar indiferente e não sentir os acordes, os solos, a distorção cá dentro da alma. O som apoderasse-nos do cérebro e desce pela coluna vertebral, provocando espasmos musculares dignos dos melhores festival de rock.

Destaque para o tema usado pela campanha publicitária do Porto Ferreira (aliás, um dos melhores anúncios que ultimamente vi; parabéns!), “but...I Can”, o meu favorito. Soberbo o todo musical sob a forma de cocktail adrenalizante. Se o tema de abertura é igualmente interessante, o tema mais ouvido do álbum “’cause to love you”, não sendo tão interessante, acaba por ter o seu encanto mais uma vez pela magnifica voz que nos enche a alma no refrão, altura em que é acompanhada de uma guitarra de tons quentes e som cheio. Não sei se foi, mas deveria ter sido escolhido para tema principal da próxima série (IV) dos “Morangos com Açúcar”; ficava a matar, quer pelo carácter romântico do tema, quer pela sua leveza sonora, que em tudo se coaduna com as paixões da adolescência (e com as minhas! Ehehhe!).

Não posso deixar de reconhecer que há algo de especial na voz que lidera esta banda... algo que não sei definir... mas agrada-me! Quem os viu ao vivo diz que a presença do vocalista condiz com esse algo de indefinível da sua voz... Estou curioso para ver...

Mais importante, espero que após a indefinição de estilo inicial, a maturidade os arraste para o rock; têm futuro de certeza!

Sérgio



15 comentários:

Anónimo disse...

Cause to love you means so much more
When i need to cry you make me try
I want to die anda ask me why
Cause i can´t fight no more
....
I saw your eyes and I believe there´s so much more...
So much more...so much more..

Have a nice day!!:)

CARMO disse...

Cause to love you means so much more...

Anónimo disse...

Cause to love you means so much more...

Anónimo disse...

Cause to love you means so much more...

Anónimo disse...

Cause to love you means so much more...

psac74 disse...

Caro carmo,

Tenho que concordar contigo! O miúdo é mesmo bom!
É uma banda a ter em conta... É de Viseu.

Anónimo disse...

Vou falar com a produção. Carmo, como DJ és o MAIOR, meu!

Anónimo disse...

You are the best!

Cause to love you means so much more.....

Anónimo disse...

Olha concordo cont!!!Também gosto mt do trabalho deles!!!Mas acima de tudo gostei de ler a maneira como demonstras isso...és uma pessoa extremamente sensível Sérgio...uma raridade nos tempos de hoje!!!Não percas isso nunca...
um beijo
Cristina

Anónimo disse...

Sérgio,

Thank you very much for your Post!

To know you is a pleasure....

Cause to love you means so much more.....

Lua disse...

Não conheço todos os temas do grupo, principalmente do 2ºalbum... mas com a intensidade do teu texto... confesso que fiquei curiosa...
Conseguiste ser mais aliciante que as campanhas publicitárias!!!

Obrigada pelas visitas ao Eclipse!! :)

Beijinho ;))

Helena Oliveira disse...

Uau :) mais uma critica fantástica! Parabéns... realmente tanto o primeiro como o segundo álbum da banda estão óptimos. A evolução da banda é cada vez mais marcante e evidente... e faço minhas as palavras do Winger... Lá o esperamos no fórum oficial da banda :)

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com tudo aquilo escreves-te acerca do trabalho dos FngerTips.
Aliás, é por acreditar no potencial da banda, que acompanho atentamente o seu trabalho. Ainda vão dar muito que falar!Basicamente, isto significa que os acompanho para todo o lado! lol
Sergio, convidava-te a passares pelo forum oficial da banda em www.thefingertips.com/forum.
Já agora, no proximo dia 24 os Fingertips vão dar um concerto em Nelas!

CARMO disse...

Um pormenor importante que me escapou... ao contrário do 1.º cd que têm um som fantástico, este tem um som péssimo... uma pena. Um desperdício de arte.

Anónimo disse...

Também concordo que deviam ser mais divulgados. Gosto de practicamente todos os seus temas. E, para quem não sabe, é o Zé (o vocalista) quem escreve as letras das músicas. É caso para dar os parabéns, porque a maioria dos (grandes) cantores que por aí andam cantam as letras que outros escreveram.

Também já os ouvi e vi ao vivo no concerto que deram há duas semnas nos Açores. Numa palavra: "Fabulástico". É impossível não balançar ao ritmo das baladas, saltar ao som de "How Do You Know Me". A música entra-nos cá dentro.