...morreu uma estrela e quantas outras nasceram entretanto?...
Melanie C é um dos nomes que num passado recente saltou para a ribalta da cena pop. Não conheço muito da sua música; apenas dois temas. Embora reconheça que tem uma excelente voz, não consigo gostar dos temas que ouvi...
Na minha opinião tratam-se de temas lamechas, de musicalidade anónima, de tons esbatidos e amorfos, em que a excelente voz surge abafada por uma monocordicalidade contrastante com as grande capacidades da interprete. Chega a dar-me náuseas a falta de vida do todo musical. Cinzento... é talvez a minha melhor definição.
Mas concerteza que não fiz um post para dizer mal da música de Melanie C... Esta era a minha opinião até ter visto a actuação da mesma nos Globos de Ouro da SIC. Aí sim... ao vivo, acompanhada por uma orquestra sinfónica notável (o que não facilita o trabalho de interpretação), Melanie C soltou os cães amarrados às suas cordas vocais até aquela hora e não se inibiu de fazer diversas nuances vocais, sem qualquer limitação do seu enorme poder vocal. Gostei! Sinceramente gostei! O tema perdeu a lamechice, ganhou agressividade, ganhou vida e arrepiou-me... Fiquei deslumbrado, pela melodia e envolvência, pela garra, pela cor... ali houve sentimentos, sangue a correr nas veias... Tivemos música em vez de musiquinha... Parabéns!
É pena que muitas outras vozes se rendam, ou tenham de se render, à comercialidade para vencer... de momento lembro-me de Anastasia: já imaginaram aquele vozeirão a cantar jazz ou blues? Lembro-me de Kylie Minogue, que só se revelou em dueto com Nick Cave. Mas nem só as mulheres sofrem desta dificuldade. Outros tantos como George Michael demoraram anos para mostrarem o seu pleno potencial; muitos deles nunca abandonaram a comercialidade, quer por interesse monetário, quer por pobreza de espírito.
Tão ou mais injusto o mundo da música é para todos aqueles que têm carreiras deslumbrantes e influenciaram profundamente o mundo da música, sem nunca terem notoriedade reconhecida: Billy Preston; Andrew LLoyd Weber; Clifford T. Ward, Alan Price, John Williams, Tim Rice... seria uma lista infindável de homens e mulheres que estão (ou estiveram) por detrás do panoráma musical... até Carlos Paredes!
É pena!
Sérgio
5 comentários:
tu gostaste foi do vestido verde que ela trazia nos globos de ouro...
rute, honestamente tinha gostado mais se ela não tivesse o vestido verde...
Ho my god!!
next time i will go naked !!
Sergio fell free to call me any time +4435122222
Melanie, you know where I live for long time... Why should I suggest that?...
1000 kisses!
Obrigado pela visita e comentários na Praça. Deixei-te lá uma resposta! :-)
Enviar um comentário