01 fevereiro 2006

Contra a Informação e a Favor do Humor!

Se há programa que faz dar gargalhadas escancaradas é o Contra-Informação.

Já sou fá destes bonecos há muitos anos. Se bem se lembram, este programa apareceu com a SIC (desculpem... CARNAXSIC) e tinha o nome de Cara Chapada. O programa era em tudo igual ao actual... os nomes dos bonecos eram diferentes (por exemplo, em vez de Acabado/Regressado Silva, tínhamos Casaco Silva) e tenho ideia de ser bem mais acutilante no humor praticado. Pode ser impressão minha... talvez pelo efeito novidade. Não me sai da memória um fantástico scatch publicitário inspirado no anúncio do Corneto da Olá, onde Casaco Silva cantava alegramente “...um subsídio para mim, um subsídio para ti...”, acompanhado do coro dos seus ministros de então, no refrão “...olá, olá... e a vida sorri!”. Isto na altura das “vacas gordas” e do 2.º Quadro Comunitário de Apoio, em que Cavaco Silva foi Primeiro Ministro durante quase 10 anos.

Um dos meus bonecos favoritos é mesmo o actual Regressado Silva. As feições duras e os gestos secos do personagem original, enquadram-se muito bem nas limitações do funcionamento expressivo do boneco.
Já quanto aos scatchs, os da publicidade conseguem levar as minhas gargalhadas aos expoente máximo. Na altura em que Durão Barroso se demite e Santana Lopes é Primeiro-Ministro, houve uns scatchs a uma suposta cerveja preta (Flopes Preta), onde num bar, Santana Flopes, Furão Barroso e Jorge Compaio contavam anedotas no seu melhor humor negro, sobre um país plantado na ponta ocidental da Europa.

Se os bonecos são sensacionais, é de louvar mais ainda a forma como são vestidos nos mais diversos contextos. A imitação das vozes é divina. A forma como a equipa técnica aproveita as situações mais quotidianas para nos fazer rir é quase inimaginável. Muito perspicaz por parte da equipa da Mandala também a captação dos pequenos tiques, gestos e expressões peculiares de cada personagem, e que são tão bem convertidas nos bonecos.

Mas o que mais me tem surpreendido é a capacidade de utilizar músicas de todos nós conhecidas e colocar os bonecos a canta-las, com letras inspiradas quer na letra original, quer nas situações quotidianas que originam estes episódios de contra-informação. Nunca irei esquecer a performance de Manuela Azedó Leite num tema de Nina Simone!

Considero que esta equipa é a nata do humor Português, mas não me parece devidamente reconhecida nem valorizada.
Adorava ter uns bons DVD’s deles para ver nos dias em que fico em casa enrolado no sofá... não são muitos, mas valia a pena!

Sérgio

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu sabia que tinha de vir à baila! Porque é que não gozas com o Trocaste?!

Anónimo disse...

Posso não perceber nada de Finanças, mas que canto bem, canto!

Anónimo disse...

Nem me falem do Cara Chapada! Foi esse programa que me levou à derrota política...

Anónimo disse...

Então foi duplamente útil á sociedade!!!

CARMO disse...

Como sempre, ninguém se lembra de mim!

Anónimo disse...

De mim é que ninguém se lembra!

Anónimo disse...

Claro que lembra Sérginho!