16 dezembro 2005

27.º Aniversário da Jo-Jo's.


Ontem 15 de Dezembro fui surpreendido com um email da discoteca em que habitualmente e desde há muitos anos adquiro discos e cd's.
27 anos... é muita coisa! Especialmente porque tendo eu 33 e sendo cliente desta discoteca desde a sua abertura (na altura, mais propriamente o meu Pai), vi as mudanças da loja dentro do C.C. de Cedofeita e mais recentemente para a Rua de Cedofeita. Ao longo deste anos tantas e tantas discotecas abriram e fecharam (Tubitek, Bimotor, Sofisticada, Philcolândia, Arnaldo e Trindade, Peggy, Melody, Roma Mega Store, Virgin Mega Store... Valentim de Carvalho). No meio disto tudo, a FNAC soube aproveitar o momento frágil de grande parte destas lojas, provocado pelas obras no Porto, que tornavam o seu acesso difícil. Pena é que não tenha a qualidade destas...

Se a Jo-Jo's inicialmente supriu as dificuldades de uma loja pequena num centro comercial que rapidamente se degradou, graças à venda postal e por catálogo, rapidamente se fez monir de bases de dados volumosas, dedicando-se à venda por encomenda e a nichos de mercado. A generalização da internet serviu-lhe que nem uma luva, tendo criado a 1.ª loja online Portuguesa. A recente mudança para um espaço novo, maior e em contacto directo com a rua, permitiu um atendimento de melhor qualidade ao publico e diversificar com a exclusividade habitual para outras áreas além dos CDs (livros, DVDs, vinil, aparelhagem e consumíveis audio e video).
Nesta discoteca já se formaram excelentes profissionais, que em altura própria seguiram outros rumos. A escola Artur Ribeiro dá frutos, aos quais não é alheio o Paulo.
Mas todo este dinamismo tem um nome: Artur Ribeiro. O actual proprietário comprou a discoteca algum tempo depois da sua criação e desenvolveu desde logo as estratégias referidas. Hoje possui uma equipa que lhe permite garantir um futuro de sucesso. A marca CD GO foi mais um passo definitivo nesse sentido. Mas esta equipa nunca parou de inovar: conhecem alguma discoteca que vos leve as comprar a casa? Pois passaram a conhecer!
Vou a este espaço muitas vezes, faço encomendas pelo telefone (até me conhecem a voz...), o Artur, o Paulo e o Eduardo até já adivinham dos discos novos que saiem, os que eu vou gostar. É também habitual encontrar na Jo-Jo's alguns colunáveis a fazerem as suas aquisições e descobertas... ontem não foi excepção...


...e pelas 22 horas, a Jo-Jo's brindou-nos com um "Porto de Honra", uma exposição fotográfica de Pedro Sottomayor intitulada "Paleta de Sons" (com registos efectuados em 2005, em sessões de Pop e Jazz, em diversas salas do país), e ainda, com uma actuação tão intimista como minimalista de Old Jerusalem (na fotografia). Soberbo!

Sobre Old Jerusalem, ou será preferível dizer, Francisco Silva, muito havia para dizer. Sintetizando, este senhor é "vizinho" e cliente habitual da "aniversariante". Dois albuns editados: "April" e "Twice the Humbling Sun". Um registo forte, um som com uma presença firme e envolvente (em contraste com o showcase de ontem, em que a voz e a guitarra actuaram sozinhas e sem qualquer amplificação). Ambos os trabalhos são marcadamente originais; a coerência da composição denota um salto de maturidade neste 2.º album, definido por Mário Lopes do DNMúsica, como: "Onze canções destinadas a tatuar-nos a vida - e isso, obviamente, não se explica, vive-se.".

Em conclusão, vivam estes temas! Comprem-nos na Jo-Jo's (http://www.cdgo.com), de preferência... e ouçam-nos... recomenda-se a audição atenta naqueles dias em que...

"... Sabemos que há um tempo de luta e um tempo de espera
Aprendemos que ao contrário do que dizem
Ao contrário das frases feitas cheias de boas intenções:
O amanhã não é sempre um novo dia.
Mas muitas vezes o ontem repetido até à exaustão..."

Bom fim-de-semana!

Sérgio

5 comentários:

Anónimo disse...

Quando for ao Porto, vou lá passar.

Anónimo disse...

Mas tu vais ao Porto fazer o quê?! Não te chegas as gajas de Lisboa?!

Anónimo disse...

A lojaze... é uma boa lojazeze... Podiam abrir uma secção para música e livros religiososzezezee...

Filipe Carmo disse...

A grande Jojo's sempre em grande :)

CARMO disse...

Não sei calimeros... vai à página deles e inscreve na mailing list... alternativamente, se falares comigo diariamente ficas por dentro deste eventos... olha a Hilda foi comigo!