31 outubro 2006

Calor Fora de Época.

O Verão de S. Martinho este ano está a ser realmente quente. A mim, pessoalmente, delicia-me ir para a praia em finais de Outubro (e ás vezes início de Novembro). Não entendo como há quem se sinta incomodado com “calor fora de época”... Queixam-se que já andam com roupa mais quente e que já não estão habituados ao calor... Eu estou sempre “habituado” ao calor (ou ao frio); a roupa não me incomoda nada... continuo a usar roupa de Verão e se não usasse, passava a usar.

Photobucket - Video and Image Hosting

Até gosto do frio de Inverno, apesar de não ter frio, porque sou um fanático da neve. Talvez por essa razão, até tenho saudades do frio... das lareiras... dos dias de chuva em casa a ouvir música, a ler, a ver televisão, das castanhas assadas, de um copo de bom vinho tinto...

Mas também sou viciado no conforto envolvente do calor do Sol, na praia, no mar, no ar livre. Gosto de usar pouquíssima roupa e se o frio nunca me atrapalha, o excesso de calor condiciona-me.

Acima de tudo, o que não entendo, é como é que há pessoas a quem um dia quente pode incomodar, ainda que fora de época. Como é que há pessoas que ficam fechadas em casa com dias de Sol fantásticos, ainda que por vezes frios... Como é que há pessoas a quem o Sol incomoda?! Talvez porque trazem roupa demais e sentem-se sufocadas... Como é que há pessoas que vivem sem usufruir do ar puro, do calor do Sol, do vento refrescante, do brilhar da neve, do cheiro a maresia, do toque refrescante da chuva morrinha num dia de verão, do cheiro a terra molhada, do cheiro da vegetação verde em pleno Inverno ou do odor intenso e doce da vegetação do Alentejo ou Algarve numa noite quente, ou sem um mergulho num mar frio cheio de ondas grandes... Não entendo... Mas também não tenho nada a ver com isso...

Podemos viver de formas muito diferentes... mas será que viver no mediano, no morno, no cinzento e com medo de tudo, é viver?... ou apenas sobreviver?

Sérgio

7 comentários:

... disse...

Excelente post, sério.
Muito bem escrito.
Realmente parece que nunca ninguém está agradado com nada.
Acho que se vai sobrevivendo.

Anónimo disse...

Pois eu adoro o sol e o calor..sou mesmo fã!!E sermos brindados c uns dias assim em pleno Outubro,é como uma lufada de ar fresco em dia de calor tórrido!!!
Eu ao contrário de ti,já me condiciona mais o frio q o calor...é incómodo andar cheia de roupa, e continuar a ter frio...as frieiras...a pele seca...
É tão bom viver!!!!
Obrigada pelo post...adorei...
Cristina

CarpeDiemBeHappy disse...

eheheh...pois eu concordo contigo em tudo.

Adoro o SOL, roupa o menos possível, quer esteja sol ou não!!

Acho que as pessoas que se queixam de que está sol ou calor fora da época e que isto e aquilo...., morreram para a vida...são pessoas sem sabor...que nunca estão bem com aquilo que têm!! Nem tão pouco sabem viver com as mudanças na vida!!

Claro que se isto continuar pelo inverno, vamos ter aí os agricultores a queixarem-se mais uma vez que isto está muito mau e que precisammos de subsídios....;)

Beijinhos

PortoSmiling disse...

Realmente nada como sermos pessoas versáteis e adaptarmo-nos de igual modo ao frio ou ao calor...Elogio-te por isso! Eu também sou assim....o que vier, ok. É que agora com previsões do tempo não há desculpas para nos queixarmos...quanto aos problemas com o frio.....o calor nao provoca frieiras mas também provoca por exemplo pés gretados...é como eu digo...temos é de ser pessoas versáteis e adaptarmo-nos ao que vier....
Levantas sempre uns problemas interessantes e fazes-nos pensar em coisas que às vezes nos passam ao lado....
Parabens por isso!
beijinhos e continuação de bom estudo

Anónimo disse...

Gostei bastante do teu texto. Adoro o sol e tudo o que ele proporciona...por ex no domingo estava eu de manga curta numa esplanada e como mudou a hora às 18 horas estava noite....senti-me como se estivese de férias.
Não somos todos iguais e não sentimos todos as coisas da mesma forma...viva a diferença.

MTOCAS disse...

Bem já não me lembrava de um Outubro tão giro !!
Ainda ontem dia 1 de Novembro por costume é um dia cinzento em todos os aspectos e não é que teve um dia fantastico!!
Bora lá fazer coisas diferentes aproveitar o que de bom a vida nos dá, seja chuva ou sol, agradecer por estarmos vivos e podermos usufruir de tudo com garra !!!!!!!!!!!!!!!
Beijos amigos parece que amanhã é dia de café !!

Filipe Carmo disse...

Um pato poeta no seu melhor!!!

É verdade, cada vez mais se sobrevive em vez de viver!

É cada vez mais a sociedade em que vivemos... se não for por causa do tempo, é por causa de outra porcaria qualquer...

Parece que tudo o que nos rodeia serve de desculpa para só sair de casa para ir para o trabalho e vice-versa... e quebrar essa rotina parece complicadíssimo pelas mais diversas razões...

Assim, seja porque motivo for, a nossa sociedade sobrevive sem viver!