10 outubro 2006

E se fossemos a Baiona?!

Quinta-feira, 5 de Outubro, feriado e um dia de sol esplendoroso. Ambiente ideal para um passeio de moto. Na verdade, até estava calor de demais... dava para ir para a praia. Sem ter nada combinado, é quando este tipo de programa me sabe melhor!

Photobucket - Video and Image Hosting

Calmamente fizemo-nos à estrada; devido à hora tardia, foi mesmo à AE... a A28 não é muito agradável, mas lá teve de ser. Surpresa para mim, a A28 continua de Viana do Castelo até Caminha... passo tanto tempo a estudar, que há tanta coisa que me passa ao largo... Se continuar pela AE foi inicialmente uma surpresa desagradável, logo a seguir verifiquei que tem umas curvas excelente e até deu algum gozo por ali continuar. Muito melhor é a estrada que nos leva da saída de Caminha até à vila propriamente dita: passa por Vilar de Mouros; é uma estrada florestal, estreitinha e cheia de curvas. Muito verde e bonita!

Photobucket - Video and Image Hosting

O terreiro de Caminha é um local especialmente talhado para tomar um café relaxadamente... há algo de fantástico naquele local e que me agrada de sobremaneira. Bom ambiente!

Photobucket - Video and Image Hosting

Como já era tarde, até porque eu e a M.ª João perdemo-nos sempre na conversa, seguimos pouco depois para Baiona, onde decidimos ir almoçar. Entre hesitações, acabei por fazer o trajecto por Valença. A fronteira perdeu o misticismo... agora é uma via rápida. Entrando em Espanha, deparamos com uma estrada feia, que atravessa vilas feias e abandonadas, onde não vemos viva alma. Depois de La Guardia (agora chamada A Guarda), a estrada assume cor; o mar ao nossa lado dá-lhe vida; há também verde, casas bonitas e bem tratadas e umas curvinhas excelentes para colocar a Scarlet próxima do chão!

Tempo ainda para verificar que a gasolina é escandalosamente mais barata em Espanha!

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Já em Baiona, fomos bem atendidos apesar de já serem 4 da tarde na hora local. Deliciamo-nos com um tamboril à la plancha. Passear naquela marginal é um privilégio. Não percebi se havia mais portugueses ou espanhóis... mas também é irrelevante... não era feriado em Espanha.

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Regresso a Portugal com travessia no ferry de La Guardia. O sol continuou esplendoroso até ao Porto. Um dia muito bem passado e uma viagem muito agradável, com excepção de ter de aturar os anormais dos portugueses que guiam na faixa da esquerda alheios a tudo e todos.

Sérgio

4 comentários:

Anónimo disse...

Hummmm...eu tb fui c vcs..c essa magnífica descrição!!!Obrigada Sérgio..pelo menos passeio virtualmente...ah se a penúltima foto não estivesse ligeiramente tremida...a Mº João é realmente bonita!!!Vcs fazem um casal lindíssimo...q a vossa felicidade,cumplicidade e companheirismo dure por toda a eternidade!!
Bjokas
Cristina

Trouble disse...

Essa tal estradinha ... apaixonei-me por ela da 1ªvez que fui ao festival Vilar de Mouros... linda e consigo sp q novos visitantes se apaixonem... e a feira de Cerveira e dp o cafezinho na praça...

Alex disse...

Não é que agora se chame A Guarda. Chamou-se assim desde há mil anos. Um pouco menos de olhar folclórico entre irmãos não vinha mal. Vai ouvir falar muito castelhano na Galiza e provavelmente cada vez mais, mas dai a que o galego fosse inventado ontem vai um trechinho.
O par de cartazes que ainda indican La Guarda são do tempo de Franco. A suposta assepsia nem sempre é tal.
Não interessa como vi cá cair. Não direi nada.
Muita saúde.

CARMO disse...

Caro Alex,

Desde já lhe agradeço o bem informado esclarecimento!

Abraço,

Sérgio