21 setembro 2006

Chegou o Outono.

Nuvens no horizonte são sinal que o mau tempo aproxima-se... Aprendi isto com os pescadores a olharem para o mar ao fim do dia. E de facto, não falha!

Photobucket - Video and Image Hosting

Parece que é desta que o Outono chegou. Ontem esteve um dia fantástico. O dia de praia típico de Setembro: quente q.b., ausência total de vento, mar sereno... a praia transpirava serenidade. São excelentes dias de descanso; as praias estão desertas e podemos usufrui-las como se fossem nossas. Podemos caminhar sem termos de nos desviar de ninguém; até podemos dormir, pois não há barulho que nos desperte. Só o embalar das ondas nos acompanha.

Hoje temos muita chuva... de previsão. Começou a chover às 5h30, embora o primeiro aguaceiro forte só tenha ocorrido às 7h00. Os meteorologistas não se entendem: uns prevêem uma semana de chuva; os outros, apenas hoje...

Ontem ao final do dia fui até Espinho com o intuito de fazer umas ondas com uns amigos. E assim foi! Entramos para o mar perto das 7 e lá ficamos até às 9. Se de inicio as ondas eram fraquitas, com o escurecer vieram umas bem maiores. Mas, mais espantoso do que isso, foi a temperatura da água que aumentou significativamente nestas duas horas. Quando entrei estava bastante aceitável para o Norte (16º C); já quando saímos terá aumentado 3 ou 4º C. A corrente de sul fazia-se sentir e com ela uma água transparente que permitia ver o fundo do mar com as luzes do Casino de Espinho. Há momentos que realmente são memoráveis; e este foi mais um. Não pela qualidade das ondas, que entraram maiores, mas sem grande formação. Sim, pela tranquilidade do momento. Por fim, e já quando quase nada se via (mesmo as ondas, só quando estavam em cima de nós), a muito custo, eu e o Pedro lá saímos, quando mais ninguém havia no mar, nem mesmo na praia (para além da Magna a brincar com uns cãezitos, à nossa espera). Cá fora a temperatura continuava agradável; fez lembrar as noites quentes de Julho, em que saímos da água às 10 da noite (mas via-se melhor na altura!).

Outubro é o meu mês; deve ser daí que vem a minha nostalgia. É tipicamente um mês mau: os dias encurtam, antigamente era o mês do inicio das aulas... fim do verão e da boa vida. Mas eu gosto... talvez pelas castanhas!

Mas nem tudo é mau... afinal o Outono tem manhãs boas para o surf, dias agradáveis para passear e no fim do mês ainda temos o “Verão de S. Martinho”. Especialmente este ano, tenho expectativa que muitas coisas boas vão acontecer...

Se isto não chegar... resta-me esperar pelo Natal e pela neve!

Sérgio

10 comentários:

MTOCAS disse...

Outubro é um mês Lindo!! Ou não fosse o meu mês também !!
Ainda podemos ter sol...no ano passado em Outubro tivemos dias fantásticos!!
Venham as Castanhas, venha as fogueiras, a neve principalmente com alegria!!
Eu de á 2 anos para cá sempre tive a certeza que te iriam acontecer coisas boas, umas de cada vez e pelo que vejo tinha razão...é tudo uma questão de confiança !!
beijos para o meu amigo Balança

CarpeDiemBeHappy disse...

O Outono está aí e a nostalgia também, mas estes dias e os próximos são de grande expectativa!Nada como estarmos óptimistas em relação a tudo!
É bom sentir que algo de bom nos está para acontecer!
E espero que te chegue tudo isto para que o Natal e a Neve sejam só mais uma maravilha no meio de tudo que anseias!

asdrubal tudo bem disse...

um bpm dia de putono é sem duvida um excelente dia , por aqui às 6h da manhã já chovia torrencialmente , quanto a dias bons para surf isso é para quem sabe fazer já que para um nabo como eu o mar já está muito grande.

LurdesMartins disse...

Custa dizermos adeus ao verão... mas tens razão, dentro em breve virá o Natal e quem sabe a neve!
Que o teu mês nos surpreenda a todos! Beijinhos

... disse...

Eu gosto do Outono!
E gostei do post tb.
1 abraço.

Trouble disse...

Outubro tb é o meu mês, mas eu não gosto dele... saudades do Sol, e falta-me a imaginação para programas de fds...bjs

Anónimo disse...

Já tinha saudades de ler os teus posts...embora deteste o outono...
Este tempo limita.nos...e eu detesto sentir.me limitada!!!Mas se Outubro é o teu mês...então vou passar a gostar um pouco mais dele...
Cristina

Helena disse...

sérgio, olá :)

um dia destes vais dar por ti a sentir a alegria e a beleza que eu vejo num dia de chuva ou de céu cinzento... inspira à poesia, a praia é toda nossa, é bom!!!


os dias mais curtos e as noites mais longas?
é bom, pá! é muita bom!

beijo :)

CARMO disse...

Não acredito... A Lena D'Água a comentar no meu blog?! Isto está a ficar importante! eheh!

Obrigado Lena! Beijinhos!

Unknown disse...

epah a imagem ta lindissima mas n gxt nd do outono...lol...gxt de xuva e para ficar em casa comer torradas...lol