18 outubro 2006

Viva Portugal!

Conhecem este país?

Photobucket - Video and Image Hosting

"Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.
Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores. Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados. E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.
Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais. E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).
Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática.
Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.
Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que
produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis. E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive - Portugal.

Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses. Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo.
E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).

É este o País em que também vivemos.

É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.
Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia.
Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha. E ao mostrarmos ao mundo os nossos
sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.

Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?"

Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso
In Revista Exportar

Há muito que tento contrariar o discurso pessimista de muitas das pessoas com quem convivo. Talvez por duas razões: trabalho da Agência de Inovação há 8 anos, não sendo novidade para mim a excelência deste feitos inovadores a nível mundial; tenho amigos que foram trabalhar para Espanha e França, e que me contam o quanto tacanhos e atrasados são esses dois países, assim como os seus habitantes.
É urgente mudar a atitude e a forma como olharmos para as coisas. Os Portugueses são tão ou mais válidos que qualquer outro cidadão do mundo, e têm aquela garra de inverter a posição de Portugal no ranking mundial, o que lhes dá supremacia de ganhar contra tudo e contra todos.
O problema de Portugal reside apenas na classe política, que é totalmente incapaz de acompanhar o dinamismo da população que deveria coordenar. Enquanto esses senhores brincavam às associações de estudantes, os restantes colegas estudaram. Enquanto esses senhores faziam os exames nas inúmeras épocas especiais (até ao esgotamento da paciência dos professores), os colegas faziam estágios e conseguiam primeiros empregos. Enquanto esses senhores se acotevelavam na máquina partidária com quem partilham a sua existência desde a ingressão no ensino, os colegas construíram carreiras profissionais e alcançaram sucesso a nível internacional.
É esta a inversão de papeis que falta em Portugal: é necessário que os menos capazes estejam sobre a coordenação dos mais empreendedores, empenhados e audazes.
Ainda hoje de manhã ouvi mais uma pérola, desta vez vinda da Câmara Municipal do Porto. Independentemente da polémica instalada entre os manifestantes contra a privatização do Rivoli e de quem tem ou não razão, os manifestantes enclausuraram-se num dos auditórios; a reacção dos responsáveis camarários pela gestão foi de cortar a luz e ligar o ar condicionado no máximo, como medida de retaliação. Que lindo exemplo! São estes os valores, o carácter e a ética da classe política que deveria ter a arte de dialogar...

Sérgio

8 comentários:

CarpeDiemBeHappy disse...

Este post está fenomenal! Concordo na íntegra.

Somos bons, mas há uma diferença para com os Espanhóis e Franceses...é que eles gostam do País deles, consomem os produtos deles...tradicionalismo!! Nós achamos sempre que o que é dos outros é que é bom (não me incluo aqui). Sim, é bom no preço, o que faz que as famílias optem por produtos estrangeiros.

Não tenho dúvidas que Portugal é um bom País para viver, alguns políticos e condições que lhes são dadas é que deveriam de desaparecer...

Quanto ao que se passou no Rivoli...estou estupefacta com o sucedido!!Foi mesmo cá?!Isso é possível e legal fazer?!

Beijinhos!

CARMO disse...

É mesmo cá! People do NORTE! eheh!

PortoSmiling disse...

Esqueceste-te da Salsa....é uma empresa têxtil portuguesa com inúmeras lojas em todo o país e já estendida também a Espanha...e fica bem pertinho de nós aqui na Trofa...Mas é realmente verdade que náo é dado o devido valor às empresas portuguesas.
Beijinhos

CARMO disse...

Cláudia, não se trata de enumerar empresas portuguesas de sucesso mundial... dessas há muitas! Muitas mesmo. Trata-se sim de empresas que criaram inovação nos mercados a que se dedicam.

asdrubal tudo bem disse...

eu já tinha lido este texto noutro blog mas não tinha referência a quem o escreveu. O texto está brilhante o problema é que se isso é verdade também é verdade que ao mesmo tempo este também é o País onde meia duzia de Presidentes de camera ajudados por uma dúzia de patos bravos deram cabo do algarve , onde outra meia dúzia de presidentes de camera andaram a desviar dinheiro para sustentar os chulos do futebol e mesmo assim ainda são reeleitos, onde há uma costa da caparica que é um verdadeiro atentado ao património, um País onde ainda há fome, um País que nem dentro das prisões consegue combater o tráfico de droga, um País onde muitas mães para terem filhos têm que ir a Espanha etc...

nina sem medo disse...

"Se nos concentrarmos na porta fechada, não vemos a quantidade enorme de portas e janelas abertas que há ao lado... " sei que não é bem assim, não sei quem disse, mas a ideia do teu post, que aplaúdo, é passarmos a olhar para o que há de bom e concordo.

Se nos virmos pequenos somos pequenos, se nos virmos grandes seremos ainda maiores... (deve de haver alguém que já disse algo parecido, o que interessa é que é verdade!)

Bandida disse...

Ai os políticos!... Ensombram-nos a vida...
____________

Conheço os habitantes de um País que estão fartos de ser enganados...
___________________

CARMO disse...

Asdrubal,

Claro que concordo... mas leste o meu texto até ao fim?... Penso que estamos de acordo quanto aos políticos!

________________

Nina sem medo,

Obrigado pelo comentário; o espírito é esse!


________________

Bandida,

Não parece... chegam à hora das eleições e votam sempre nos mesmos... até permitem maiorias absolutas. Onde fica a democracia?