18 outubro 2005

Traje de Neve.


Faço parte de um grupo de amigos, que primam por serem pessoas que olham para a vida de forma diferente e lutam contra a rotina e monotonia com que 90% das pessoas que conheço encaram a vida.
O ponto alto do ano são as nossas férias de neve, altura em que nos retiramos para uma semana intensa de ski e convivio cerrado. Neste contexto, e porque o grupo prima pela união, na própria viagem trajaremos de forma exclusiva e identificadora. Esta pratica iniciou-se no ano passado, aquando da incursão no Trois Vallées, em que trajaram 19 elementos, um bonito fato de treino com as cores do nosso país, ao melhor estilo "Selecção Nacional de Ski".
Este ano, o destino escolhido é Zell am See e várias propostas se têm votado, mas alguns dos elementos têm boicotado os resultados eleitorais, com perrices pouco dignas da sua idade. As propostas foram:
- traje de gala ao melhor estilo de Orquestra Sinfónica Vienense;
- o mesmo fato de treino do ano passado;
- traje de praia - calções, t-shirt, havaianas, máscara de mergulho, etc.
A polémica continua e mais uma vez, o NSA dissertou muito bem sobre o assunto, depois de ter sido proposto trajarmos de laranja e do Mário Pinheiro ter gasto já 32€ na aquisição de uma peça de vestuário (devido ao movimento de contestação entretanto iniciado, o próprio Mário convocou uma nova reunião em sua casa). Passo a transcrever...

Sérgio

Caro Mário, estou sensibilizado para o teu problema. Lá estarei.
Mas agora aqui entre nós... Laranja???... mas o que é que vos passou pela cabeça?
Estou a ver, o jantar tinha sido belo e contado com a (abundante) companhia de um magnífico tinto velho. Os espíritos estavam leves esoltos e os sorrisos enterravam o cansaço e preocupação de uma semana de trabalho. No fim, sem se saber de onde, lá apareceu aquele ancião de 15anos, de nome estrangeiro, e a transbordar de líquida sabedoria. Que raio, afinal hoje é 6.ª e amanhã não há que levantar cedo. - "Venha de láesse copo então!" - Não sem uma certa surpresa, o seu sabor era mais aveludado e rico do que a memória o lembrava. – “Nada como os escoceses para perceberem disto!”- soltou alguém no meio da sala, opinião que de resto foi imediatamente secundada por um clamor de gargalhadas e acenos graves e afirmativos.
Portugal estava pela primeira vez apurado para o Mundial sem a tortura do "se não perdermos com X e Y for ganhar a Z, por mais de 3 e no grupoB, W empatar com V, contando, claro, com a vitória de K no grupo A, estamos automaticamente apurados"; o Carrilho não tinha ganho a Câmara de Lisboa e já não ardia nada no país há mais de uma semana. A moral estava elevada e os ardores inflamados com o calor que se fazia sentir na sala, mesmo com a janela, entretanto, aberta. A conversa, que se desenrolava fácil, alegre, colorida, de repente vira para o assunto da votação da fatiota da neve.
Na imediata avalanche de opiniões, apenas uma coisa se conseguiu evidenciar - cada um tinha a sua- e pelo caminho que a discussão estava a tomar, assim ameaçava continuar. Ainda houve que sugerisse - "E se fossemos todos à primeira companhia?" - e a coisa poderia ter ficado logo ali resolvida, não fora outro alguém se lembrar de que uniformes militares e voos comerciais não casavam muito bem nos últimos tempos.
O silêncio que se seguiu foi sepulcral. O que tinha começado como uma magnífica jantarada de amigos, ameaçava agora transformar-se num enterro, pela impossibilidade de chegar a um consenso. A ausência de som começava a ser incómoda e o único som provinha da televisão que passava um anúncio da Optimus. Foi então que alguém sugeriu, ou disse para si próprio (não foi possível determinar pois a frase foi quase sussurrada) - "E se fôssemos de laranja?". A explosão que se seguiu foi emocionante. Abraços invadiram a sala, gritos de júbilo soltaram-se pelos ares, houve até que ficasse de lágrima no olho. Um consenso! E ainda por cima cor de laranja!Magnífico! – “Está decidido e não se fala mais nisso. Agora enche lá o copo para podermos continuar e vamos falar do Mourinho. E já agora, alguém viu o Sérgio Carmo?”

NSA

6 comentários:

Anónimo disse...

Nuno,
dada a extrema dificuldade em chegar a um consenso sobre o tema do traje a envergar na missão a Zell am See, peço-te que compareças na residência da minha mulher na póxima sexta, 21.10.05, pelas 21.30h. A decisão a tomar será em regime de condomínio: quem estiver presente decidirá, quem não, terá de se submeter. Exige-se espírito cooperante e activo, tolerância e vontade de ouvir os
demais.

MP

É que eu, sendo um entusiasta destas iniciativas, já me fo di. Investi 32Eur em peças laranja, que vou deitar fora. Não estou para gastar mais em outras cores, que algumas excelências depois não queiram ratificar.

Anónimo disse...

Andei, até agora, numa roda viva á procura de roupa cor-de-laranja!
Corri tudo! Como não encontrei nada que me caísse bem, tenho uma,
corajosa, proposta a fazer: Vamos de fato de ski! Luvas, gorro, máscara (pode ser de mergulho)! Quem quisesse até podia levar as botas de ski, já calçadas, ou umas barbatanas, também faziam um belo conjunto! Reflitam! Quando é a próxima votação? E para anular tudo... já temos data definida?

Anónimo disse...

hei hei !! ?? então ?? !!trata-se apenas de uma côr, nada de politizar a questão! ninguém está a politizar, pois não? laranja é giro, se não existisse amarelo, claro (não amarelo claro, amarelo mesmo...); ok, verde também, e está na moda, acho...?? aquele verde mais claro, mais aberto, sem ser verde alface, não é?
ò tribo, ordem na mesa! exma. ORG, vai tudo à estaca zero e no VINIL tratamos de chegar a consenso; ou se decide logo como vamos ou então concordamos em decidir de entre 2 propostas, aceites por todos e desde logo na base de que todos concordamos em aderir à proposta vencedora. que tal? a democracia é extraordinária; mas mal interpretada e mal utilizada, como neste pedaço de terra em que outrora, há séculos atrás, existiu um país chamado Portugal, resulta pior de que uma ditadura, seja ela qual fôr (resulta pior porque se mata a identidade dum povo, e logo do país). vamos lá encontrarmo-nos e decidir.

beijos e abraços,

Anónimo disse...

Eu também não consinto. Voto contra o laranja.

Anónimo disse...

para q n digam q calei e consenti deixo aqui o meu voto contra o laranja.
Pq laranja? Qual é a mensagem? Qual a ... piada? Pq n fuchia ou fuxia ou fussia ou lá como é que se escreve o raio da cor? Estou com o Zé, até pq as camisolas podem ser de manga comprida e por
baixo levar o q se quiser.

Anónimo disse...

É UMA COR BONITA E VISTOSA. SÓ ISSO.