11 outubro 2005

Há vida por além do som.




Este é um belo exemplar de um Linn Sondek LP12. Um dos gira-discos mais míticos para os amantes da Hi-Fi. Este em particular, está equipado com braço e agulha MC da Linn e ainda uma fonte de alimentação ARMAGEDON da NAIM.
O aparecimento dos cds e o sentido pratico e consumista da sociedade levou a que este sistema de reprodução quase morresse, sendo logo a seguir ressuscitado pelos amantes do som natural, envolvente, real e emotivo.
Se hoje em dia já há bons leitores de cd, o mesmo não se podia dizer durante os primeiros anos de vida do sistema.
Mas o que leva alguém a preferir um sistema menos prático, mais dificil de instalar em casa e sendo os vinis actuais (de excelente qualidade) mais caros? A resposta é simples, mas não está ao alcance de todos... é preciso ter sensibilidade para perceber que o som tem cor... tem cheiro... tem forma, feitio e tacto distinto. O som tem vida e é capaz de nos fazer transpirar, envolver e arrepiar...
O som do cd é linear e todos os sons por ele transmitidos surgem ao mesmo nível, na mesma linha da frente e no mesmo patamar; sem recorte... Já ao ouvirmos um gira-discos podemos ver os sons e eles estão situados em diferentes sitios. Vêm de lados diferentes, de alturas diferentes e de patamares diferentes... os sons surgem de diversas direcções e atingem-nos de forma distinta. Os baixos batem-nos dentro dos pulmões, os metais furam-nos os timpanos e atingem-nos o cérebro, as cordas e os pianos ecoam-nos dentro da cabeça, e somos envolvidos e enrolados por violinos e sons de orgão.
Deixo-vos um desafio: abandonem a postura de ouvir apenas 10% da música que vos circunda... não fiquem pelo refrão... Ouçam de olhos fechados; sintam os sons para lá da voz e do refrão... ouçam, sintam, transpirem e respirem. Percebam que os instrumentos também falam. Se conseguirem isto, preparem a carteira... porque vão querer investir em sistemas de som capazes!
A música é um mundo que tem muito mais de oculto, do que de visível... tal como o iceberg, os mais desprevenidos só vêm os 10% que estão acima da linha de água. Os outros... esses encontram nos sons uma forma de felicidade.

1 comentário:

Filipe Carmo disse...

Finalmente um post sobre SOM!
Se precisares de detalhes técnicó-comparativos entre a porcaria do som dos CD's e o 'SOM' avisa :)

Já agora, deveriamos fazer uma petição, para incluir nas escolas a "EDUCAÇÃO DO OUVIDO", visto que o português nem sabe o que é "qualidade de som".