28 setembro 2005

O Fantástico Projecto POLIS.



Há muito que tanto se houve falar do Projecto POLIS.
O que pretende? Não sei bem... mas algo tem a ver com a reconversão urbanistica das cidades. Centrando-me na harmonia arquitectónica que pretende devolver a espaços urbanos onde foram cometidos alguns "atentados de betão", o Projecto pretende "deitar" a baixo esses monstros de betão.
Até aqui tudo bem, a iniciatica até tem um valor potencial. Mas o problema é que estamos em Portugal... país pejado de construção ilegal! Coloco então uma questão: não seria mais útil começar por eliminar a construção ilegal que tanto emerge em Portugal? Vejamos...
Por um lado, tinha uma papel preventivo face ao continuo aparecimento de "cogumelos", especialmente perto da costa. Penso eu que nenhum "habiloso" pensaria em construir algo não devidamente licenciado, se houvesse vigilância e actuação no sentido de contrariar e punir esta atitude selvagem.
Por outro lado, conseguia-se parte do que o Projecto POLIS pretende, pois a construção ilegal resulta sempre na edificação de aberrações paisagisticas, quer em termos estéticos, quer na localização escolhida para as "obras de arte" (há uma preferência inédita por zonas protegidas...).
Bem sei que este Projecto está centrado nos grandes centros urbanos e a maior parte das situações que descrevi encontra-se fora dos mesmos. Mas qual será a situação mais urgente: recompor a arquitectura dos centros urbanos, ou resolver um problema que quase faz parte da cultura nacional e que só descredibiliza o poder central, fazendo valer em pleno Séc. XXI a lei do "mais esperto" e permitindo a degradação ecológica de zonas que maioritariamente deveriam ser protegidas? É que não me estou a referir somente a um problema de estética: como é que a construção clantestina é abastecida de luz, água e saneamento?
Na fotografia fica apenas um exemplo: Viana do Castelo vista do cimo da Santa Luzia. Pode chocar o tão polémico prédio no meio de uma cidade tão plana, mas pelo menos não defrauda o hierário público na forma como se abastece de electridade; nem atira os detritos domésticos para o meio de nenhuma praia quase deserta...

2 comentários:

Anónimo disse...

O problema de estarmos em Portugal é q tudo é urgente neste momento:-( qualquer projecto que seja positvo é uma mais valia para o nosso país, e o POLIS é sem margem para dúvidas um excelente projecto. No entanto, devemos reinvidicar tudo aquilo que pode ser melhor no nosso (apesar de tudo) lindo Portugal, Beijinhos:-)

CARMO disse...

Portugal é um país fantástico como poucos no mundo. Os Portugueses são melhores que todos os outros, apesar do país ter dois defeitos crónicos e que demorarão pelo menos 3 gerações a ultrapassar, se para tal houver vontade: a justiça e classe política.