20 setembro 2005

Colagénio - Feito na China com Pele Humana?

Sem qualquer tendência da minha parte para a xenofobia ou para o racismo, de facto, há coisas intrigantes... vejam este artigo.

Segundo o jornal britânico, The Guardian, "uma empresa chinesa de produtos farmacêuticos utiliza pele de presos que foram executados no fabrico de cosméticos. Fontes da empresa explicaram aos jornalistas do The Guardian que a pele é utilizada no fabrico de colagénio para os lábios e cremes anti-rugas. Porém, segundo as mesmas fontes, esta é uma prática comum e, por conseguinte, não merece ser motivo de escândalo."
Segundo a óptica chinesa, e a ser verdadeira esta história, qualquer bala na nuca, dá direito a aproveitamento de pele, por ser uma questão normal na tradição chinesa, e possivelmente com uso milenar. Claro que a empresa negou a prática.
Mas o mais "engraçado" desta notícia, como se fizesse alguma diferença, é o facto de os jornalistas do The Guardian, não terem conseguido averiguar, se a pele humana, é usada na fase de produção, ou meramente em investigação laboratorial.
Numa altura em que estalou a guerra comercial entre a UE e a China, a propósitos das exportações chinesas para a Europa, eu pergunto-me o seguinte, e responda quem souber, ou quiser.
Pena de morte, aproveitamento de cadáveres para fins de tratamento de beleza, investigação laboratorial, tudo isto, claro, sem o consentimento das famílias (pois se até pagam a bala), já para não falar do famoso planeamento familiar chinês, que deu origem a uns milhões de crianças sem direito à cidadania, sendo utilizadas para trabalho escravo, e outras, milhares, mortas à nascença, ou em abortos induzidos, para evitar multas, penas de prisão e afins, que os pais, objectivo final desse planeamento, não podem pagar.
Será que a nível global, o comércio, as negociações, o exportar/importar, são mais importantes que a Vida Humana, que os Direitos alienáveis de um Ser Humano à existência, e a ter esses direitos pós-mortem?
Segundo parece, e vou responder pelo que vejo e leio, são na verdade, bastante mais importantes.
É preferível assobiar, olhar para o lado, fingir que não se vê, tudo em nome de um simples objectivo...fazer dinheiro, e quanto mais melhor, não importando, nem a humilhação, nem a destruição do Homem.
E meus senhores, isto é a raça humana do século XXI!
Julgo que se algum dos nossos ancestrais, Homus Erectus, Nearthental, Cro Magnon, agora renascesse, com toda a certeza quereria regredir, tornar-se de novo macaco, chimpazé, larva...e para aqueles que acreditam, e escrevo-o com todo o respeito, pois sou um deles, Adão sem Eva, e sem Paraíso.
Pois se isto é o Paraíso na Terra, o que será o Inferno?

O artigo completo em: http://www.guardian.co.uk/uk_news/story/0,,1568467,00.html

Sérgio Carmo

Sem comentários: