Depois de ter combinado com o Satan (este nosso companheiro não foi fazer o curso, mas fez-nos companhia e tirou muitas fotografias; diga-se de passagem, no caso dele, fazer o curso para quê?!), que gentilmente me convidou para ficar com ele na casa dos sogros no Barreiro, encontramo-nos na área de serviço de Leiria no Sábado ao fim da tarde. Tempo para beber qualquer coisa (estava cá um calor) e ver os nossos amigos da BT com um radar em cima do viaduto sobre a AE, num sitio em que a velocidade de nada interessa (depois vêm-se queixar que há muitos acidentes e que os recursos são escassos, a crise económica blablablablablá...). Seguimos até à área de serviço da Vasco da Gama onde nos encontramos com o Tango (e a sua nova K1200S linda de morrer...) e amigo cujo nick de momento de escapa (sorry meu!). Vieram ter connosco ao Barreiro ainda o Kawa-Mig e o Alfarrábio. E depois de umas cervejolas, lá fomos nós para mais uma animada jantarada (que grande fogareiro!).
Já em casa dos sogros do Satan, havia que dormir depressa... a alvorada estava marcada para as 6 da manhã. Fui recebido de forma extremamente acolhedora e simpática e dormi pouco mais muito bem! Foi daquelas situações que por muito que agradeçamos às pessoas que tão bem nos recebem, ficamos sempre sem saber se algum dia poderemos retribuir a amabilidade. Tive o prazer de conhecer o simpático casal pela manhã (ou melhor dizendo, madrugada). A vista de Lisboa e da Ponte Vasco da Gama é realmente um privilégio!
Combinamos estar às 7h30 na bomba de gasolina de Oeiras, para atestar os depósitos, pois muito kms nos esperavam dentro do autódromo, lubrificar correntes e tomar o pequeno-almoço (sem o qual não sou nada...). Quando chegamos já lá estavam o Alfarrábio e o Soundwave, e logo a seguir chegou o Kawa-Mig (grande pró, com a moto no atrelado).
(Convivio matinal no autódromo.)
(O Alfarrábio e o Soundwave)
(O Alfarrábio e eu... os roockies do grupo!)
(Novamente o Alfarrábio e eu; agora nas primeiras curvas!)
O dia esteve esplendoroso e só foi pena o Kawa-Mig ter caído (curva VIP)... os estragos foram alguns e não pode prosseguir “em prova”. Arrastou com ele outra alface que parou na gravilha... apenas com uns arranhões, pode continuar o dia. Algum tempo depois foi a vez do Rui Moskito cair (à saída do 2.º “s”... já não ia ao chão há 12 anos!), mas também sem danos de maior, prosseguiu o dia normalmente. Antes da última manga da manhã, o Satan reparou que o pneu de trás da Scarlet estava bem esfarelado e utilizado em toda a sua superfície... o alcatrão do autódromo não perdoa e eu estava lá para me divertir (as dicas do Satan ajudaram a isso também)! No entanto, tive sempre uma grande preocupação de contenção... É que eu tinha de ir de moto para o Porto! Não me apetecia também arruinar mais a minha conta bancária, pelo que joguei sempre muito pelo seguro... agora acho que podia ter arriscado mais... mas segurança foi a palavra de ordem. Uma queda lá dentro pode ser complicada: para começar, não há seguros... cada um por si e não interessa de quem foi a culpa. Também não há assistência em viagem para rebocar a moto... E se na 1.ª parte da manhã a suspensão condicionou o meu andamento, a partir da última manga (da manhã) metia-me alguma confusão o pneu de trás estar a ser usado até ao limite (sem os avisadores terem tocado no chão... só a bota esquerda), enquanto o pneu da frente tinha 2 cms de cada lado por usar... De qualquer forma, na esquerda a seguir à recta interior e na parabólica anterior à meta, sentia-me incrivelmente perto do chão e a deslizar! E a sensação era fantástica!
(Kawa-Mig, Ruimuskito, "o desgraçado que caiu por causa do tombo do Kawa-Mig" e o Soundwave.)
Depois do almoço, a 1.ª manga era livre... e senti a falta do monitor! Faltavam-me os pontos de travagem e o momento em que deveria atirar a moto para dentro da curva.
Nova manga com o instrutor, que me elogiou de não ser o mesmo que havia comparecido de manhã... LOL!
Seguiam-se 3 mangas livres, embora o instrutor se mantivesse pela box para esclarecer dúvidas e ajudar-nos em qualquer coisa. Nestas mangas conheci o prazer de fazer ultrapassagens! O meu único receio eram os mais rápidos; se por um lado não queria atrapalha-los, também não queria levar com nenhum em cima... Na última manga, depois das duas primeiras voltas, abrandei propositadamente o ritmo e concentrei-me apenas na técnica de curva. É que nessa manga dei por mim a sair das curvas já com as rotações do motor próximas da red line; saí da parabólica a 140 kms/h (quando de manhã saía a 100 kms/h) e passei na linha de meta a 220kms/h). A travagem no fim da recta da meta e a 1.ª curva são também uns dos momentos mais deliciosos do circuito. Entretanto muitos dos instruendos abandonaram a pista: alguns por receio de encontros imediatos com os mais rápidos, outros por cansaço... no final do dia a Scarlet acusava quase 220 kms percorridos dentro do autódromo.
(Kawa-Mig antes de ter caído pela 2.ª vez consecutiva em 2 anos no autódromo... pouca sorte...)
(Ruimuskito em grande estilo! Se bem que o vi passar por mim bem mais "deitado"...)
(Soundwave em excelente performance)
Gostei muito de fazer este curso. Acho que aprendi muito em termos de técnica de condução e em percepção das reacções da moto. Sinto-me agora muito mais descontraído e seguro a guiar. Sem dúvida, os 240€ foram muito bem empregues!
(O fotógrafo de serviço, sempre bem acompanhado!)
Fiquei francamente surpreendido com o profissionalismo dos espanhóis. O curso correu muito bem e com todas as estruturas e apoio que foi necessário. O ambiente era muito bom, divertido e descontraído. Apenas faltaram mais bolachas...
No final do dia estava realmente satisfeito. Arranquei com o Satan em direcção a Coimbra, onde havíamos marcado um jantar com a Cristina, o Vítor Sousa e a Dulce. Jantar aliás muito agradável (que belo leitão!); mas devido a um acto inadvertido do Vítor Sousa no fim do jantar, a vingança tarda mas não falha... Ainda por cima, depois de abastecer, não o encontrei no caminho até ao Porto...
Cheguei a casa bem menos cansado do que esperava... as minhas cadelas fizeram-me um recepção que acordou a vizinhança inteira nos dois quarteirões circundantes. Deitei-me era uma da manhã com consciência de ter vivido um episódio inesquecível... Venham mais destes!
Sérgio
8 comentários:
deve ter sido só adrenalina :)
gostei ndo post, mas ouvir te a contar foi bem melhor :)
parabéns pela coragem!
Bahhh... Se não fossem as minhas dicas não tinhas passado dos 120km's/h. :) (kidding)
Estiveste bem, Sérgio... Aliás, muito bem. Pena é ainda haver pessoas que não compreendem que também temos gozo no andar devagar e ao nosso ritmo. Não é andar devagar, é andar mais devagar que outros. Mas como isso é cagativo... Parabéns, puto. Estiveste muito bem.
Pode ser que para o ano eu vá "ensinar" alguma coisa a certos cagões :) (se no entanto perder este medo terrivel de andar em pista)
Que dia cheio de emoção e adrenalina! Até custa a acreditar que não tivesses ficado bem cansado!
Não tem nada a ver, eram carros, mas algumas fotos fazem-me lembrar que estive lá...muito fixe...
RN
Para além de um post espectacular, as fotos estão magnificas!
Só dá vontade de lá ter estado!
Grande reportagem :)
Certamente um dia bem passado!
Talvêz um dia também eu faça um curso desses.
O importante é teres dado o teu dinheiro por bem empregue.
Pelo que dizes, foste para Lisboa e regressaste nos mesmos dias e à mesma hora que eu. Espero não ter sido apanhado no tal radar...
Abraço,
Fico contente de terem gostado de andar em pista.
Mais ainda pela noção mais exacta que têm agora das vossas motas!
Infelizmente não pude assistir por causa do trabalho, mas numa próxima oportunidade, la estarei.
Olá,ainda bem que gostas-te deste dia emocionante e agradável,eu apesar de ter caido,até gostei,agora sei qual é a sensação!!!!Gostei de falar contigo,és baril e sempre bem disposto,boas curval(loucas).
Acho que me vou tornar motard, tendo em conta a bela esponhola em cima da Aprillia!
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