10 março 2006

Vou de Férias!

Amanhã vou de férias!

Mas não para umas férias quaisquer... não... são as férias mais desejadas e ansiadas do ano inteiro: a semana de neve!

Todos os anos, com um grupo de amigos, faço (pelo menos) uma semana de ski num destino diferente. Comecei por faze-lo com mais 3 pessoas nos 2 primeiros anos (1997 foi o ano da minha iniciação/paixão/obsessão pelo ski, em Pás de la Casa - Andorra); depois o grupo aumentou e foi-se alterando... Este ano já somos 26, embora haja um núcleo duro que se mantêm desde 2001 (aproximadamente 10), ano em que a coisa se “oficializou” em Sierra Nevada, sem dúvida, as férias de ski mais loucas de sempre! Nem me lembro de dormir... Já estivemos em sítios soberbos, indescritíveis... os nossos sentidos captaram sensações fantásticas e únicas... diria mesmo, privilegiadas... a um nível que poucos de nós algum dia atingirão.

Por vezes a adrenalina atinge patamares incríveis e inigualáveis... mas a paz interior e a admiração pelo momento também. Nem tudo é físico e desporto... mas o ano passado perdi 5 kg... nem todos somos esquiadores de qualidade (até porque praticamos pouco mais que uma semana por ano). A sensação de liberdade, de deslizar na neve branca e infindável, o silencio apenas quebrado pelos ski na neve, o calor envolvente do sol, a enormidade magistral e imponente da natureza... Os momentos descanso (curtos) nas esplanadas, os copos ao fim da tarde e à noite, os jantares... pontos altos de convívio. Tudo é memorável e deixa muitas saudades para a posteridade...

Muitos destinos já conhecemos, muitas coisas aconteceram e muitas histórias há para contar... Os 6 dias de ski mais os 2 de viagem são intensos quanto a acontecimentos memoráveis e hilariantes (costumo chegar ao fim da semana com dores nos abdominais de tanto rir...), mas também quanto a emoções e sentimentos... afinal vivemos muitas coisas numa convivência muito apertada, quase ao estilo big brother by TVI. Não falo só do muito ski que fazemos (6 dias, desde o 1.º minuto de abertura das pistas, ao último antes do fecho, com paragens breves para café e almoço). Falo também da amizade que se aprofunda, das afinidades que se descobrem, do companheirismo e da intimidade que se constrói. Não tenhamos dúvidas que podiam ser umas férias duras e frias, caso não houvesse tanto aconchego humano, o que nos dá a todos uma sensação de segurança difícil de igualar noutro contexto.

Estas férias são sempre antecedidas de muitos emails, muita especulação, muitos sonhos e fantasias... cria-se um ambiente de efusão quase tão inesquecível como as próprias férias. Por exemplo, o ano passado resolvermos fazer uns fatos de treino com as cores de Portugal e simular uma Selecção Nacional de Ski em estágio. Mesmo a calhar para um destino chauvinista francês: Les Menuires no Trois Vallées.

Da mesma forma, são precedidas de jantares e encontros para troca de fotografias, visualização de filmes e muitas, muitas gargalhadas.

Mas o facto mais interessante que constato, é que sempre que nos encontramos depois de uma semana destas, o impacto saudosista é maior... é como se olhássemos nos olhos uns dos outros e revíssemos as autênticas loucuras que vivemos... Mais amigos, sem dúvida... mas é mais do que isso: acho que nos tornamos uma família muito intima e com muitas histórias para contar... É muito bom sentir isto e entristece-me sempre que algum de nós de afasta deste circulo privilegiado e íntimo.

Mas este não era o propósito do post de hoje. Este ano tenho tido muito trabalho e estou cansado de estudar. Tenho um exame dia 10 de Abril, já estou a estudar há mais de um mês e a matéria a analisar não termina... Isto está-me a criar um peso de consciência que não me tem permitido viver o entusiasmo de ir de férias... Quase que era um alívio não ir e olho para a mala e restantes preparativos como coisas que têm de ser feitas; a ida para o aeroporto de amanhã afigurasse como uma viagem qualquer... de trabalho, por exemplo. Espero depois de me enquadrar no ambiente de férias, de estar rodeado dos restantes 25 aventureiros(as) conseguir descontrair!

Se me quiserem encontrar, vai ser difícil, mas podem sempre tentar as webcams de Zell Am See (www.zellamsee.com)!

Sérgio

7 comentários:

Anónimo disse...

Chegou momento tao esperado!!! Tem q tentar aliviar a mente e quando vir a neve...hum...só vai querer deslizar...Enjoy it & have fun with your friends:-)

Filipe Carmo disse...

Chegou finalmente, eh?

Boas férias... divirtam-se à GRANDE!!!!

Anónimo disse...

Sérgio, desejo-te umas excelentes férias e que te divirtas muito, Beijinho Grande e boas férias para mim tb;-)

CARMO disse...

Boas Férias Carlinha!

Anónimo disse...

Anima-te! Tens muito ainda por fazer, mas já que tens e vais ter mesmo uma semana de férias.....vamos lá a descontrair e gozar ao máximo!!vais ver que a tua energia para estudar vai aumentar quando regressares...e de certeza que o exame vai correr bem.
Esta vida são dois dias, e um é para acordar....
Beijinhos
RN

tasnafila disse...

Quem trabalha merece umas boas férias. E se é na neve a fazer ski que seja. Vais ver que depois a disposição vai ajudar os estudos a correr melhor. Boas férias e diverte-te.

CARMO disse...

Obrigado pelos comentários! Já regressei e já estou a preparar uns posts com umas histórias das férias.