10 novembro 2005

O Funcionamento do Cérebro.


Acontece-me por vezes não entender as pessoas, nem a mim mesmo... mau-humor, mau-estar... enfim! Coisas que à partida não têm explicação lógica. Aqui fica uma explicação para que nos possamos entender uns aos outros...

Sérgio


Para sobreviver, o Homo sapiens ganhou um cérebro que funciona, basicamente assim: “tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha força e sua acção... e tende a crescer.”

Apesar de parecer uma frase vaga e pouco técnica, está correcta e precisamos entender o seu significado real nas nossas carreiras, empresas, vida pessoal e no nosso auto-controlo. Leia a frase novamente: “tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha força e acção... e tende a crescer.”
Este simples mecanismo permitiu a construção da civilização como a conhecemos, incluindo os nossos erros e vitórias. Porquê? Porque o nosso cérebro não faz nenhuma distinção entre as coisas que queremos e as que não queremos. Ele somente se concentra em encontrar meios para obtermos aquilo que está no pensamento, mesmo que seja o que não queremos. Por isso Wayne Dyer afirma: "Mantenha seu foco naquilo que você quer, jamais no que você não quer, ou não tem."

Algumas pessoas acham que isto tem elementos esotéricos, paranormais ou de fé religiosa; não tem. Na verdade é somente biologia darwiniana e matemática pura, pois a mente não tem meios para avaliar a qualidade relativa de cada um dos 50 mil pensamentos gerados diariamente pelos neurónios. Por isso, de modo simples e directo, o cérebro ajuda-o a conseguir aquilo em que pensa. Sempre. Se pensa o dia inteiro no dinheiro que não tem, nas dívidas para pagar, nas noites solitárias e nos defeitos das pessoas.... o seu cérebro, obedientemente, vai procurar modos de conseguir mais daquilo em que pensa. Assim tenderá a conseguir mais falta de dinheiro, mais dívidas para pagar, mais noites solitárias e encontrará ainda mais defeitos em mais pessoas... Repito, não há magia envolvida neste processo... só biologia.

É impossível explicar neuropsicologia num texto de sete parágrafos, mas observe se isto não ocorre constantemente. Tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha força e acção... e tende a crescer. Sejam pensamentos que ajudam; ou atrapalham...

Embora praticamente todos os livros de sucesso digam isto (com palavras diferentes), o impacto que este conceito pode ter, por aqueles que o entendem e o aplicam, é poderoso; seja dentro da cultura de uma empresa, de uma equipa de trabalho, num casamento e até dentro de nossa própria cabeça...

Tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha força e acção... e tende a crescer, por isso, faça como sugere Wayne Dyer: mantenha seu foco naquilo que você quer, jamais no que você não quer, ou não tem.

Fábio Toneli

3 comentários:

Anónimo disse...

Ola Sérgio blz...
Venho aqui por dois motivos, primeiro venho agradecer as vistas e comentários em meu flog, bom que esta gostando, pois até uns textos meus estão por aqui e tals, valew mesmo.

Segundo que vc escreveu meu nome errado nos créditos do texto ali, meu nome é Fábio Toneli e não Torneli, hehehe.

Abraço

Fábio Toneli

CARMO disse...

As minhas desculpas! A pressa é inimiga da perfeição... Um abraço!

Anónimo disse...

texto mto curioso...
vou manter a minha atenção, porque quero muito!! força já tem, só falta a acção!
Gostei.