29 novembro 2005

Estou a Ficar Velho!


Apesar de não me sentir velho, no outro dia estava a experimentar a câmara do meu telefone (foi assim que tirei esta fotografia) e reparei que estou a ficar com um ar envelhecido...

Quando ando mais cansado, emagreço na cara (sim porque a barriga...) e começam a notar-se traços vincados na cara e algumas rugas à volta dos olhos. Reparei nisto não em tom melodramático, mas com alguma graça... afinal, já tenho 33 anos e não tenho por hábito levar uma vida calma e sossegada (deitar cedo e cedo erguer... horinhas certinhas para tudo... etc.). Antes pelo contrário, gosto de fazer as coisas com adrenalina, gostava de fazer muito mais do que tenho tempo, acho a pressão um excelente tónico...
Com a idade a aumentar a vida só complica mais... são mais responsabilidades, mais problemas, mais ocupações, menos tempo para nós mesmos, mas contrariedades... é o nosso organismo que se torna mais sensível e delicado (e requer mais atenção), tornamo-nos muito mais frágeis perante os fracassos amorosos e os feitos atléticos começam a ficar para trás: é o declínio!
O que é que é estranho no meio disto tudo?... É que não me sinto mais infeliz do que há uns anos atrás... bem pelo contrário! Sou mais feliz agora que tenho 1001 coisas para fazer e outras tantas que pretendo fazer algures no tempo... preciso de mais tempo para descansar e ele não existe... mesmo assim, sou muito mais feliz do que quando tinha 15 anos e só tinha uma obrigação: estudar...
Parece que as rugas tem correspondência directa em felicidade... e os 33 anos trouxeram-me a experiência de vida para saber aproveitar melhor o tempo, e acima de tudo, saber valorizar tudo o que acontece, mesmo quando as coisas não correm como eu queria. Também aprendi a guardar as boas recordações do passado; já as más... para que relembrá-las?! Não me parece que haja alguma coisa de válido a retirar das mesmas.

Há quem diga que é indispensável para sermos felizes, não termos tudo o queremos... se calhar a explicação é essa...

Sérgio

6 comentários:

Anónimo disse...

Ai a velhice...não se nota nada na foto! Há uns bons cremes que ajudam a combater as rugas.
Há pessoas com menos idade e são umas autênticas velhas; o que interessa é o espírito, a forma como levamos a vida. Eu acredito que qto mais ocupados nos sentirmos, mais energia e vitalidade temos. E qdo temos que estar com tudo e todos ao mesmo tempo, em espaços diferentes!Prioridades!! É uma autêntica adrenalina!Eu não sei viver de outra forma; Viver um dia de cada vez aproveitando todos os minutos mto intensamente. Qto à experiência que se ganha com a vida concordo plenamente, excepto as más recordações, pq essas também são mto "saudáveis", são elas que nos dão uma grande lição de vida, fazem-nos crescer e servem para sermos cautelosos! E a felicidade plena existe?!

Anónimo disse...

Se não tens cuidado, ficas como eu...pouco me importa...nanana...não digas nada....nanana...
não tinha melhor fotografia para expôr?!se a cara está assim, imagino a barriga! mas há algo bom nisto; é que qto mais velhos ficamos, mais atraímos(alguns)...e por incrível que pareça são os mais novos que se sentem atráidos! porque será?! será que temos cara de papás, mamãs, talvez vejam nos mais velhos o poder maternal, paternal; vamos lá perceber isto...é verdade que no caso das mulheres, qto mais velhas melhor, são como o VINHO do PORTO!!
Não digas nada.....nanana.....pouco me importa....nanana...

Filipe Carmo disse...

Mais velho? Só se for no cálculo matemático respectivo....
Porque quem te conhece sabe que continuas com a velha mentalidade de puto reguila... :) eheheh
Velhos são aqueles que até mais novos que tu, se acomodam ao 'ram ram' do dia a dia sem nada fazer para o alterar, com vidas perfeitamente monótonas e sem graça!

Trouble disse...

Nem que seja hoje, pelo menos hoje, vou olhar para o espelho espelho e ver as minhas rugas como algo menos negativo... mentiria se dissesse q podia usar a palavra "positivo"!
Não o consigo fazer pq as minhas rugas olham p mim e antes mesmo de me preocuparem em termos estéticos, relembram-me que já gozei mais um tempinho desta vida tão boa, daí q tenho menos tempo para gozar! Por vezes dá-me para rir, pq ainda as consigo contar, outras vezes.... outras vezes simplesmente evito esse mesmo espelho e acho que ele mente!
Mas confesso q a forma q olho para as rugas depende do "estado emocional" que me encontro...:)
Xau, vou para casa olhar e rir com as minhas rugas

CARMO disse...

Trouble! E as tuas ruguinhas dão mesmo para rir... com essa cara de miúda reguila!!! Eheheh! Ficam-te o máximo!

Anónimo disse...

Sérgio, amigo, é melhor começares a juntar dinheirinho para a plástica, hehehe... mas para já não precisas de te preocupares com isso tás muito bem assim, beijinhos:-)