14 novembro 2005

Nada Está Escrito.


Deixo-vos com um pequeno texto de um Homem comum. Alguém de quem me orgulho de ter tido como primeiro instrutor de Viet Vo Dao.
É certo que já lá vão muito anos (27 para ser exacto); é certo que continuamos a encontrar-nos (no "tapete")... José Manuel Mendonça, discipulo de Mestre Tran, consegue passar-nos uma mensagem de imensurável dignidade: é sempre possível mudar as coisas. Este Homem têm um dom que muitos poucos de nós temos... o de ser um exemplo e uma referência para todos os que têm o previlégio de com ele privar. E fá-lo sem qualquer pretensão de o ser... com a humildade, bom-senso e boa fé que emprega em tudo o que faz.
Sem saber sequer como definir a admiração que nutro por ele, resta-me agradecer-lhe por tudo o que me conseguiu ensinar, além da "arte de combate" e que foi e continua ser, muito!

Sérgio


"...A caminho de conquistar Akaba aos turcos na I Guerra Mundial, Gasim, um guerrilheiro no exército do coronel Lawrence (mais tarde conhecido como Lawrence da Arábia), adormeceu, caiu do camelo que o transportava e sem ninguém notar ficou para trás: condenado a uma morte certa sob o sol ardente do deserto. Passaram-se quilómetros até ser notada a ausência de Gasim. Então, Lawrence da Arábia voltou o camelo e guiado apenas por uma bússula, num acto de incrível audácia, quase loucura, lançou-se no deserto, arriscando perder-se e ser engolido por ele. «Não vás», disse o príncipe Aura, um dos líderes árabes da expedição:«É inútil. Nunca o encontrarás. E se por acaso o encontrares, ele já estará certamente morto. E mesmo que não esteja, nunca vocês dois encontrarão o caminho de volta até nós. Era o destino de Gasim morrer assim. Estava escrito.» Lawrence não respondeu e foi à procura de Gasim. Encontrou-o e trouxe-o de volta. Vivo. Quando, quatro horas depois, e muitos quilómetros adiante, finalmente se juntaram à coluna armada, Lawrence parou, sorriu e disse simplesmente: «Nada está escrito. Nada.»..."

Em Os Sete Pilares da Sabedoria

A razão porque nada está escrito, é porque somos nós que escrevemos o livro da vida. Pelo que todos, todos, podem ser senhores e não escravos do destino. Isto aplica-se a pessoas, empresas e países.
Nada é constante, excepto a mudança. E o futuro pode mudar. Para melhor ou para pior, dependendo do que se faz no presente. Lamúrias? Queixas? Desculpas? São a matéria-prima de que se faz o insucesso.
O sucesso, pelo contrário, é feito de outra argamassa: pensar, actuar, acreditar, persistir. A sorte bate (às vezes) à porta? Sem dúvida. O azar também? Seguramente. Mas o que decididamente desequilibra a vida a favor do sucesso ou do insucesso não vem de fora. Vem de dentro. Vem de nós. A vida é o que fazemos dela. Porque nada, nada, está verdadeiramente escrito.

José Manuel Mendonça
(Movimento Hiep-Khi-Vo-Dao - As Artes Marciais e a Vida, 15/10/2003)

3 comentários:

Anónimo disse...

A nossa pequenez sobre uma pessoa que nos dá tanto em termos técnicos, mas sobretudo como tu dizes so facto de poder ter o previlégio de trocar ideias com pessoas deste calibre é uma benção

Anónimo disse...

A lesson of life, this is...

Anónimo disse...

Nos dias de hoje as pessoas desistem muito facilmente dos seus sonhos. Outros ainda, não olham a meios para atingir os seus sonhos, passando por cima de tudo e de todos.
Devemos tomar como exemplo estas pessoas que nos deste a conhecer neste texto, que de forma desinteressada ajudam os que os rodeiam.