22 novembro 2005

Kate Bush - Aerial.


E quem nunca ouviu falar desta Senhora? Se entre os leitores há algum ignorante a quem se aplique esta pergunta, deixe-me começar por lhe dizer que deve abandonar o blog, pois esta Senhora não é parente de G.W.Bush.

Para todos os outros que prosseguem a leitura deste post, tenho o prazer de os informar que Kate Bush voltou à actividade que mais a celebrizou. Depois de uma carreira como bailarina, iniciou a sua carreira músical em 1978 com o 1.º album de título "The Kick Inside". Seguiram-se muitos outros, todos tão excelentes quanto originais; se calhar "The Lion Heart" é o mais mediático...
Estudou em Londres piano, violino, dança, mimica e (é claro) música. Assinou o 1.º contrato com a EMI aos 16 anos, tendo sido alvo da atenção de David Gilmour (guitarrista dos Pink Floyd - caso os ignorantes persistam na leitura...), e que foi o impulsionador da sua carreira musical.
Se quiserem saber mais coisas, façam uma busca na world wide web... deve haver milhares de sites com muito mais informação do que agora me recordo...
Kate Bush mantinha-se em silêncio desde 1993, altura em editou o seu album menos divulgado... The Red Shoes. Brinda-nos agora com um soberbo trabalho. Não vos aconselho a piratearem este cd, por muito boa qualidade sonora que consigam. Trata-se de um album repleto de charme e sedução: é duplo (para dar mais emblemática à coisa... que piada tem um cd com 16 ou 18 músicas?!); e tem uma ilustração fotográfica fabulosa, digna dos antigos vinis, com aquelas capas cheias de misticismo, que nos faziam sonhar sobre o mundo da pop-rock.
Mas vamos ao que interessa: a música! E é aqui que Kate Bush mais nos surpreende... como não podia deixar de ser... quem ouve este Aerial nunca diria que a autora alguma vez esteve retirada de actividade. O som é original como sempre foi seu apanágio. A voz mais aveludada parece oriunda de um ser divino e não de um comum mortal; as melodias e os baixos podem parecer estranhos ou excentricos à primeira audição, mas mesmo assim tem o poder imediato do envolvimento. Os ritmos por vezes inspirados no jazz, colocam nos temas a exclusividade do bom-gosto. Pelo meio há ainda espaço para ouvirmos castanholas, ritmos e guitarras espanholas (mas dotadas de envolvência marcante e isentas da habitual agressividade da música cigana); além de temas de piano e voz (quase exclusivamente) - um must só possível na voz de Kate Bush).
Podia ficar aqui o dia todo a escrever e não vos conseguiria transmitir o que quero... portanto só me resta dizer-vos o seguinte: COMPREM! Nem peçam para ouvir ou ver... COMPREM! COMPREM!

Por fim, queria apresentar as minhas desculpas por a partir de hoje, estar em concorrência directa com o "Reporter Músical" do Calimerosmix (www.calimerosmix.blogspot.com)... mas dada a ausência de actividade nos últimos tempos, urge preencher um espaço no mercado musical informativo da blogosfera!

Sérgio

6 comentários:

Anónimo disse...

Grande melão!!!!
Não estás nada em concorrência e folgo em saber que te proposeste a escrever sobre algo que sabes bastante.
Ainda não ouvi o cd, mas pelo que li estou bastante curioso.
Parabéns pelo post.

CARMO disse...

Ter um comentário do JC no meu blog é uma honra! Já agora convem dizer que ouvi falar deste album no blog da Lena D'Água (http://lenadagua.blogspot.com). Visitem!

Anónimo disse...

Comprem!Comprem! Vão ver que é espectacular!
A música é linda, entra-nos pelo ouvido e leva-nos onde a nossa imaginação puder alcançar. É fantástica...hilariante! E ouvir isto com uma boa companhia?! Experimentem...:)

P.S. ignorante não é só aquele que desconhece, mas o que não procura conhecer!

CARMO disse...

Sem dúvida Kate! E tu conheces muito mais do que demonstras... eheheh!

Drum'n'Bass disse...

Fui eu que recomendei Carmo, no bolg da Lena :))

É um disco excepcional do princípio ao fim :)) !!

Agora recomendo o último dos Sigur Rós. Aliás recomendo toda a discografia :)))

CARMO disse...

Recomendas tu e eu... toda a discografia dos Sigar Rós.