15 setembro 2009

A Excelência sob a forma de VINHO.


Selected fruit from
Young vines, well
Ripened
And hand
Harvested

"To live outside the law, you must be honest." Bob Dylan

São frases presentes no contra-rótulo.

Não é um vinho que torna o jantar inesquecivel; seguramente. Inesquecível é o momento que a companhia nos fez viver.

No entanto, os vinhos assumem um papel importante num jantar. Não o principal... um mais discreto... mas marcante. Por vezes, tão ou mais marcante que os próprios alimentos "sólidos". É como se esses alimentos "alimentassem" o corpo e o vinho, o néctar dos deuses, alimentasse a alma. E a justificação da importância do seu papel deverá ser essa...

Este foi sem dúvida o melhor vinho que alguma vez bebi. Por acaso era de 2002... mas que interessa isso... ou interessa? Dos mesmos produtores do Chaminé, Syrah e Cortes de Cima, (e fazem todos parte da minha lista de favoritos) o Incógnito assume-se como o topo de gama desta linhagem.

Por norma, prefiro vinhos do Douro... mas estes têm o toque mágico da genialidade dos seus produtores. Não é por serem do Alentejo, mas talvez por serem pessoas especiais (http://cortesdecima.com)... também pelas castas envolvidas... especialmente a Syrah.

Repetir este vinho é um desejo... ainda que de outra colheita (porque encontrar um exemplar é só por si um desafio)... Premente é repetir o jantar... a companhia... sem as vozes de fundo de José Socrates, Manuela Manuela Ferreira e Clara de Sousa (já agora, parabéns Sr. Primeiro Ministro!)... e sem a pressa de sair para o magnífico concerto de Tereza Salgueiro, majestrosamente acompanhada por António Cheinho e Fernando Alvim (até se dispensava a Tereza Salgueiro!), no esplendoroso empreendimento de Vale Pisão (Trouble, obrigado pelo convite!).

Sérgio

Sem comentários: