20 junho 2008

Portugal - Vienna via Alemanha não foi boa ideia...

Parece que a derrota com a Suiça foi mais grave do que parecia... Enfim... Nem tanto diria que perdemos; a Alemanha é que ganhou e bem!

Photobucket

Não culpo nenhum jogador, nem mesmo Scolari... Até acho que jogamos bem e fizemos tudo bem. A Alemanhã é que foi mais eficaz.

Há detalhes de pouco importância, que se calhar todos juntos, acabam por pesar... O árbitro é claro que beneficíou os mais fortes! Tenho bastantes dúvidas se o 2.º golo da Alemanha não é marcado em fora-de-jogo e todas as certezas que no 3.º golo há uma falta: Ballack nunca teria ganho a posição sem empurrar descaradamente Paulo Ferreira. Fico ainda com algumas dúvidas sobre um penalti não assinalado sobre Nuno Gomes...

Scolari não esteve bem. Uma vez que está a perder 2-0 há que alterar significativamente a equipa... perder por mais em nada altera as coisas, mas havia que correr riscos para virar o resultado. Já estivemos a perder 2-0 contra a Inglaterra e viramos para 3-2; a própria Turquia incapaz de nos fazer frente, conseguiu a mesma proeza. Mas Scolari é incapaz de mudar o plano inicialmente estabelecido e os resultados estão à vista... Isto faz com que não vá sentir saudades no futuro... Reconheço que com ele a Selecção conseguiu o melhor de sempre! E graças a ele e ao Euro 2004, os Portugueses tornaram-se mais nacionalistas e patriotas, o que é louvável. Há que agradecer, porque de facto, teve esse mérito! Mas este amargo da derrota, associado à sua incapacidade em reagir e a não ter tido o respeito para com os Portugueses de esperar pelo fim do Euro para comunicar a saída para o Chelsea, fazem com que não tenha pena alguma que vá embora, até porque tudo isto destabiliza. Scolari foi o melhor que tivemos; o que não quer dizer que não possamos ter melhor... mesmo reconhecendo que não é fácil...

Apesar de tudo isto, acho que perdemos por falta de espírito competitivo. Entrámos com medo em campo, com a ideia que não podíamos ganhar e acabamos por mostrar que jogamos melhor, mas a falta de atitude acabou por condicionar o desempenho nos ataques, tornando a sua eficácia nula. E lá diz o ditado: quem não marca, sofre!

Foi um daqueles dias para esquecer: logo de manhã desmarcaram-me uma massagem que me era útil porque estou "magoado"; de tarde a minha moto avariou (e a coisa está feia); e à noite, a Selecção mostrou que é pequena... tal como a mentalidade da maioria dos cidadãos do país que representa. Esta última é a que mais custa engolir... porque todos os dias, muitos de nós, esforçamo-nos por mudar o rumo, a atitude e a mentalidade dos que nos rodeiam e que tanto caracteríza e condiciona o nosso país (que tal como os outros, tem todas as condições para ganhar... em tudo!).

Sérgio

Sem comentários: