21 março 2007

The Who?

The Who?! Quem conhece estes senhores?! Quem nunca ouviu falar deles?! Quem são eles?!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A banda formada por Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon tem um historial maior do que muitos de nós podemos imaginar… Podia ficar aqui dias a fim a escrever sobre eles, histórias que conheço, histórias que li, histórias que podemos consultar na Internet (http://en.wikipedia.org/wiki/The_Who).


A grande maioria de nós, desconhece quem são estes senhores… Outros conhecem e bem esta banda de rock sinfónico, pelo enorme sucesso que tiveram nos anos 70 e 80. Outros ainda, sem conhecer grande historial destes músicos ou a discografia da banda, recordam a banda sonora de Tommy, e a história do filme mediático, em que o rapazito invisual era um craque dos flipers. Nesta banda sonora participavam muitos outros nomes mediáticos, como: Elton John, Tina Turner, Eric Clapton, etc. Mas o tema principal era dos The Who (Feel me). O que grande a maioria de nós desconhece, é que o genérico da séria televisiva, agora tão badalada, CSI, é da autoria e interpretação dos The Who.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Finalmente, e ao fim de muitos anos, percebi de onde vem a inspiração para o som igualmente fantástico e original da guitarra do The Edge (U2); especialmente, a forma extenuante e tão peculiar de tocar (reparem bem na sonoridade da guitarra em Vertigo).

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Famosos em palco pela sua atitude puramente rock ‘nd roll, ficaram também conhecidos por serem a banda que mais barulho (ruído medido em dB) faziam ao vivo; tinham ainda especial aptencia para destruir os instrumentos no final dos concertos. Roger Daltrey e a sua voz rouca, quase voz de hard rock, tinha o hábito de fazer girar o microfone a grande velocidade, segurando-o pelo fio, provocando o efeito visual das pás de um helicóptero. Pete Townshend ficou famoso pelos saltos que dava com a sua guitarra, em que atingia grande altura e exibia uma abertura de pernas notável; em simultâneo castigava a sua guitarra, rodando o braço continuamente como se de uma ventoinha se tratasse.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Actuaram recentemente no LIVE 8, e como eu os gostei de ver. Sonoridade fantástica! Das melhores bandas que por lá passaram. Incrível como aqueles homens, cuja figura já nada tem a ver como o passado, se mantêm em tão boa forma. Passaram tantos anos, e continuam a tocar com grande entrosamento entre eles, tal como se continuassem a ensaiar diariamente.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Esta banda vem ao pavilhão Atlântico a 16 de Maio e eu vou tentar ir vê-los. NÃO PERCAM!!!

Sérgio

2 comentários:

CarpeDiemBeHappy disse...

Poia...pois...se eu estivesse em Lisboa facilmente me deslocava para os ir ver.:)

Beijinhos

P.S.: tenho uma amostra de neve no meu blog

filipelamas disse...

Caro Sérgio,
Passei para dar um abraço!
Estou a recordar os amigos que já passaram pelo meu blog!