03 março 2007

SKYE.

É este o nome da ex-vocalista dos Morcheba.

Photobucket - Video and Image Hosting

Já muito tinha ouvido falar sobre ela, nomeadamente da sua fantástica energia em palco. Mas a verdade é que nunca a vi ao vivo… Sempre a imaginei, dada a sua voz extremamente meiga e aveludada, como uma mulher loira, muito sensual, ao melhor estilo barbie. Até porque na maioria dos temas dos Morcheba, esta senhora canta sempre num tom muito contido… não solta a voz, nem exibe o potencial enorme da sua voz; como que num esforço de quem receia partir a loiça... Para meu espanto esta senhora é negra! De facto, tinha uma ideia totalmente diferente… mas apenas me baseava na voz…

Há muito que não me saia um “tiro pela culatra” desta forma… Estávamos em 1994 quando estava eu encantado com a voz de Diana Krall, que ouvia pela primeira vez na altura. E quando pedi a caixa do cd ao meu amigo que me apresentava aquele vozeirão, pensei que ele estava a gozar comigo, qual foi o meu espanto ao ver uma loira lindíssima e não a imagem que idealizava: uma mulher negra com pelo menos 120 kg!

Quanto ao 1.º disco de SKYE, há três temas que gostei bastante. O 1.º é o tema de abertura do álbum (Love Show), que ouvi pela primeira vez nos “Morangos com Açúcar” em Julho passado e que tão bem envolvia a paixão de Afonso e Susana. É um tema que tem o dom de me por a sonhar e acreditar que tudo aquilo que não consegui fazer desde a adolescência, ainda vou conseguir. Agrada-me não só a melodia, como os momentos em que SKYE parte o gelo e solta a voz e o incrível potencial que indubitavelmente tem. Honestamente, acho que tem ainda melhor voz para cantar a pleno pulmão, do que no tom tão comedido a que estamos habituados. Powerful, é outro dos temas que me encanta, pelo aspecto melódico tão característico dos Morcheba. Jamaica Days é o último tema do álbum e que me agradou pelas referências ao Gospel… bastante soft, mas está lá. O resto do álbum achei-o desconsoladito… mas é só uma opinião…

Sérgio

1 comentário:

CarpeDiemBeHappy disse...

Nem tudo o que parece é!!EHEH

Eu também pensei que era outra pessoa, mas não ao melhor estilo barbie..

Beijos