A grande maioria de nós, desconhece quem são estes senhores… Outros conhecem e bem esta banda de rock sinfónico, pelo enorme sucesso que tiveram nos anos 70 e 80. Outros ainda, sem conhecer grande historial destes músicos ou a discografia da banda, recordam a banda sonora de Tommy, e a história do filme mediático, em que o rapazito invisual era um craque dos flipers. Nesta banda sonora participavam muitos outros nomes mediáticos, como: Elton John, Tina Turner, Eric Clapton, etc. Mas o tema principal era dos The Who (Feel me). O que grande a maioria de nós desconhece, é que o genérico da séria televisiva, agora tão badalada, CSI, é da autoria e interpretação dos The Who.
Finalmente, e ao fim de muitos anos, percebi de onde vem a inspiração para o som igualmente fantástico e original da guitarra do The Edge (U2); especialmente, a forma extenuante e tão peculiar de tocar (reparem bem na sonoridade da guitarra em Vertigo).
Famosos em palco pela sua atitude puramente rock ‘nd roll, ficaram também conhecidos por serem a banda que mais barulho (ruído medido em dB) faziam ao vivo; tinham ainda especial aptencia para destruir os instrumentos no final dos concertos. Roger Daltrey e a sua voz rouca, quase voz de hard rock, tinha o hábito de fazer girar o microfone a grande velocidade, segurando-o pelo fio, provocando o efeito visual das pás de um helicóptero. Pete Townshend ficou famoso pelos saltos que dava com a sua guitarra, em que atingia grande altura e exibia uma abertura de pernas notável; em simultâneo castigava a sua guitarra, rodando o braço continuamente como se de uma ventoinha se tratasse.
Actuaram recentemente no LIVE 8, e como eu os gostei de ver. Sonoridade fantástica! Das melhores bandas que por lá passaram. Incrível como aqueles homens, cuja figura já nada tem a ver como o passado, se mantêm em tão boa forma. Passaram tantos anos, e continuam a tocar com grande entrosamento entre eles, tal como se continuassem a ensaiar diariamente.
Sérgio