25 julho 2009

Pôr do Sol de Nadador Salvador.



Ontem fiz uma coisa que já não fazia há tempos... aliás, duas como vão perceber.

Saí do escritório eram 3 da tarde (e esta foi a primeira "coisa")! Claro que houve uma razão de força maior... o meu PC pifou e fui com ele à assistência técnica, na Maia, a correr muito, para o conseguir voltar a ter hoje de manhã.

Depois não voltei... segui para casa dos meus pais em Vila Chã. Como ainda aproveitei para resolver mais umas trapalhadas, só cheguei à praia às 5 da tarde. Não corria ponta de vento, o sol era quente e húmido... incrível! A maré estava muito cheia, com ondas grandes e correntes fortes. O mar revolto, cheio de espuma, as algas soltas indicavam uma maré nadável apenas para quem sabe o que está a fazer... e como era o caso, não hesitei em dar um mergulho e nadar um bocadinho. A água estava óptima, como raramente está aqui no Norte do país. Consolei-me! Nadei, mergulhei dos rochedos... relaxei... ou quase relaxei...

Passo a explicar. Quando eu cheguei à Praia, chegou ao mesmo tempo, um grupo de mulheres inglesas. As verdadeiras "camones": loiras, vermelhas e com ar de ressaca. Todas bem constituídas (atenção, não disse boazudas nem bonitas), largas de ombros, atléticas, com pelo menos 1,70m de altura e a inspirarem uns 70kg. Eu fui directo à água, enquanto elas se foram despir, pôr protector... até que resolveram ir molhar os pés. Provavelmente, como me viram a nadar tão descontraído, acharam que o mar estava propício... 3 delas entraram mais na água e uma foi logo arrastada. Outra delas, em pânico pela amiga, destraíu-se e foi arrastada também.

Lá tive de as rebocar da água... mandei a 2.ª acalmar-se e continuar a nadar enquanto fui buscar a 1.ª que estava mais longe. Foi com grande esforço que a reboquei, até porque a loira só me queria agarrar, o que me atirava para o fundo. Lá consegui, à moda antiga dos nadadores-salvadores (sem boia), virá-la de barriga para o ar, e nadando debaixo dela, traze-la para a praia. Claro que até conseguir livrar-me dos braços dela e acalma-la, ainda engoli água.

Depois lá fui buscar a outra, que estava mais perto e como tinha visto o que eu fiz com a amiga, deixou-se calmamente abraçar e rebocar.

Esta foi a 2.ª "coisa"... já não tirava ninguém da água há anos... acho que a última vez foi em Porto Côvo, onde havia pessoas a "afogarem-se" com água pelos joelhos!

Entre mil agradecimentos em simultâneo de 6 mulheres histéricas, lá consegui pedir-lhes para olharem para o mar antes de entrarem lá para dentro. E a seguir pirei-me... dasse!

Sérgio

1 comentário:

Mizé disse...

Estou mesmo a ver o filme...

Ohhhh... My hero!!!

Hehehe