26 maio 2008

Katie Melua.

A primeira vez que ouvi a voz primordiosa de Katie Melua foi na banda sonora de uma telenovela brasileira (não me perguntem qual... não sou cliente desse tipo de sub-produto televisivo!).

katie

Reconheço que a voz e a melodia me tocaram... mas estava eu longe de deslumbrar o que ali de facto se passava, entre as conversas cruzadas ao jantar.

Alguns meses depois, voltei a ouvir o mesmo tema no carro. O tema chama-se “The Closest Thing to Crazy” e na companhia do meu pai, ficamos maravilhados com os arranjos do tema. O meu pai dizia-me que ouvia aquela voz regularmente na dita telenovela, e questionava-me sobre quem era. Eu, na minha ignorância, e só começando naquele momento a reconhecer algo de especial naquela melodia tão envolvente, fiquei de saber quem era.

Passaram-se meses... até que ouvi o disco inteiro num bom sistema de som, enquanto “passava pelas brasas” na borda da piscina, a seguir a um almoço soberbo em casa de uns amigos. Quando cheguei ao Porto fui logo comprar o cd e ofereci-o ao meu pai. Daí a ele ter comprado todos os restantes trabalhos da jovem cantora foi um ápice.

Katie Melua tem qualquer coisa de divino em si... diria até de sobrenatural... algo que a leva para muito perto da perfeição, do belo, da paz, da tranquilidade. O ar, a imagem, a personalidade que Katie Melua nos passa não é só o de uma das mulheres mais bonitas vistas à face da Terra, ou de uma das melhores intérpretes, cantoras, músicas e compositoras.

A música de Katie Melua tem uma congroência fora do comum. Cada nota, cada som, cada tom tem uma razão fundamentada para lá estar naquela forma e naquele momento. Isto só acontece com grandes talentos: George Gerswin ou Leonard Cohen, por exemplo. É claro que esse só atingiram este reconhecimento ao fim de muitos anos de carreira. No entanto, em ambos os casos a formação músical está lá a dar forma ao seu incrível dom e talento, apesar da sua tenra idade.

Katie Melua é natural da Georgia, da cidade Tbilisi (onde passou sérias necessidades durante a sua infância). A sua ascendencia é origem Russa e Canadiana. Com 8 anos, Katie e a sua família refugiaram-se em Belfast fruto da guerra e da agitação política nas últimas décadas da ex-URSS. Daí a estudar na Brit School for Performing Arts foram 5 anos, onde Katie se inscreveu com apenas 13 anos.

Espantoso o facto de imediatamente ter captado a atenção de Mike Batt... sim esse todo! Um dos pesos-pesados da música ligeira nas últimas 3 décadas, especialmente enquanto produtor e compositor de temas para Simon & Garfunkel.

O segundo álbum “piece by piece” é só muito bom; já “call off the search” e “pictures” são no mínimo, excelentes... fora de série mesmo... Não é o tipo de música que se ouça no carro ou enquanto trabalhamos. É preciso um bom sistema de som; é preciso pré-disposição para ouvir e saborear todos os requintes que são apresentados. É preciso ouvir os sentimentos para absorver tudo o que ali é apresentado. Ouvir Katie Melua não chega... é preciso no mínimo sentir... ficar arrepiado a cada 10 segundos é o mínimo se se quer aperceber e deliciar com todos os pormenores sonoros que tão bem ali estão tão bem trabalhados. Desde já aviso que lágrimas estão incluídas nas reacções que estes temas nos provocam sem sequer nos apercebermos.

Eu mesmo não entendo como é que gosto tanto da música desta “menina”. Afinal, o rock e som das guitarras em euforia são o meu segundo nome... mas fico estagnado e delirante com tudo o que Katie Melua consegue transpôr em som. O tema favorito chama-se “What I Miss About You” e está no último álbum. Mas há muito mais... a versão de Lilac Wine (Nina Simone) é soberba; Just Like Heaven (The Cure) incrivelmente leve; In My Secret (Leonard Cohen) o charme agora no feminino. Mas honestamente, os temas originais são largamente superiores às versões: “If You Were a Sailboat” é fora de série, especialmente a letra (não sei porquê, mas lembra-me uma letra dos U2... Hawkmoon 269). Mas também agora me apercebo que não consigo distinguir muito os temas... todos são realmente de eleição.

Outro facto curioso, é que raramente qualidade musical e sucesso de vendas combinam... mas neste caso é diferente! Os números são assustadores e levam a jovem cantora a ser a cantora com mais discos vendidos em Inglaterra e na Europa em 2004 e 2006.

O reconhecimento da sua qualidade e distinção é muito maior do que as suas vendas, levando-a a participar, por exemplo, nos 20 anos da Band Aid e na gravação da nova versão de “Do They Know It’s Christmas”.

Quando começo a ouvir um dos álbuns de Katie Melua deparo-me sempre com um problema: e agora como é que eu saio daqui?!... A vontade de parar é nula e constantemente o cd termina e volto a carregar do play.

Termino sempre com aquela sensação de quem está apaixonado e aceitava um convite de casamento sem hesitar... É um encanto e tanto! Enfim! Pensamentos oriundos de quem já se devia ter ido deitar, porque são 3 da manhã e... bem... vou ter de dormir depressinha!

Sérgio

IF YOU WERE A SAILBOAT

(http://www.youtube.com/watch?v=x25F3-sR2Yo#)

If you were a cowboy I would trail you,
If you were a piece of wood I’d nail you to the floor.
If you were a sailboat I would sail you to the shore.
If you were a river I would swim you,
If you were a house I would live in you all my days.
If you were a preacher I’d begin to change my ways.

Sometimes I believe in fate,
But the chances we create,
Always seem to ring more true.
You took a chance on loving me,
I took a chance on loving you.

If I was in jail I know you’d spring me,
If I was a telephone you’d ring me all day long.
If I was in pain I know you’d sing me soothing songs.

Sometimes I believe in fate,
But the chances we create,
Always seem to ring more true.
You took a chance on loving me,
I took a chance on loving you.

If I was hungry you would feed me,
If I was in darkness you would lead me to the light.
If I was a book I know you’d read me every night.

If you were a cowboy I would trail you,
If you were a piece of wood I’d nail you to the floor.
If you were sailboat I would sail you to the shore.

If you were sailboat I would sail you to the shore.

If you were sailboat I would sail you to the shore.

(Written by Mike BattPublished by Dramatico / Sony / ATV Music Publishing (UK) Ltd From the album 'Pictures', 2007, Katie Melua)

4 comentários:

Anónimo disse...

Sim senhor Carmo! Isto é cultura!
E a miúda é bem gira!

Anónimo disse...

Que romântico!!!

Casa comigo!!!

M.J.

CARMO disse...

Eheh! Não devemos atender ao sentido literal das palavras quando encantados e enebriados pela mistura mágica de melodias e muito sono! Ehehhe!

Anónimo disse...

I love that girl!... well...I mean... her music!
Katie, if you want I could appear on your videos.. yes! With my red laser beam! For free I mean... What do you think about it?!