16 abril 2008

LAAX 2008.

A primeira semana de Março desta ano foi, para mim, a mais ansiada dos últimos 12 meses. Férias de neve marcadas em Laax, na Suiça, numa estância com mais de 200 kms de pistas.

Photobucket

Mas este ano a coisa não correu pelo melhor... Logo este ano, em que esta foi a minha única semana de férias; e com a agravante ainda, de que no ano passado, não pude acompanhar os meus amigos na minha semana de férias favorita (por motivos laborais... digamos...). Um dos meus sonhos é esquiar em Itália e no ano passado o destino era esse... não me deu muita sorte. Outro dos meus sonhos era esquiar na Suiça... também não me deu muita sorte... digamos que já houve férias de neve que me sairam melhor!

Photobucket

No 1.º dia, depois da viagem de avião e de autocarro, mal cheguei ao hotel à noite, percebi que estava com febre. Lá vai bomba ao jantar e ao outro dia de manhã, tudo impecável. Só que, tinha chuvido na noite anterior, e a neve estava uma mer..., com apenas meia dúzia de pistas abertas. É estranho esquiar e tudo à nossa volta estar verde... castanho... e o branco ser escasso... Para além da neve estar um nojo: a derreter; fazia-nos travar, pastosa... mais parecia um granizado. Aliás, era quase toda neve artificial.

Photobucket

O dia correu bem e com muito calor e sol. Não gosto de esquiar com calor; transpiro muito, tenho muito calor, aquela roupa torna-se desconfortável... e ao final do dia acabo por ficar gelado. Esquiar para mim é com frio; bem agasalhado; e muita neve!

À noite ficamos fascinados com o SPA do hotel. Uma piscina fantástica com 7 tipos de hidromassagem distintos. Sauna, banho turco, chuveiros e piscinas de água fria. Fantástico! Tal como já tínhamos constatado na Áustria, os nossos congéneres da Europa Central têm uma prática estranha neste ambiente: se por um lado, são muito púdicos quando comparados com os latinos, quando estão na sauna, banho turco ou piscinas de água fria, andam totalmente nús. Pior, sentam-se nús neste ambiente público, sem usarem uma toalha! Enfim... Claro que dentro do nosso grupo, ninguém andou nú... Se tal acontecesse, seríamos os únicos a repararmos em nós mesmos... Como tal, todos sempre de toalha, calções ou fato de banho, para grande espanto dos estrangeiros... e em prol da nossa higiene!

Photobucket

Estava tudo óptimo e animado ao jantar, quando a febre deu os primeiros sinais de presença novamente. A minha sorte, é que as minhas amigas têm sempre uma farmácia com elas, e salvaram-me da minha inconsciência de ir de férias sem um único medicamento (nem Guronzan)... é que ainda não tomei consciência que tenho 35 anos, e estes imprevistos podem surgir... Bem, 2.º dia sem sair à noite depois de jantar...

Photobucket

No dia seguinte já havia bastantes pistas abertas. O dia estava encoberto, mas acabou por abrir alguns momentos de sol. No entanto, a neve estava na mesma... só acima dos 2.000m é que era aceitável. A meio da tarde encobriu mais e à noite começou a nevar. Bem precisa era!

Photobucket

De regresso ao final da tarde, o SPA voltou a deleitar-nos. Depois de um dia fisicamente exigente, uma passagem por todas aquelas massagens, o contacto com a água, a sauna e o banho turco põe-nos novos! O problema é que aumentou a febre, que já havia sentido quando cheguei ao hotel. Ao jantar até arrepios tinha, apesar do calor enorme que estava na sala. Claro que não saí à noite e que tomei uma boa bomba, para que no outro dia estivesse apto para a modalidade! Por falar em esquiar, nestes primeiros dois dias de ski, ainda não tinha sentido “aquele” prazer de esquiar... seria da condição física debilitada... ou da porcaria da neve que tínhamos apanhado?

Photobucket

No dia seguinte pela manhã continuava a nevar! Estava um dia bucólico, mas com uma neve muito apetecível! Apesar de ter alguma febre, fui esquiar e deliciei-me com um dia incrível e uma neve deliciosa. Às vezes havia algum vento e nevoeiro, mas até ao momento havia sido, sem dúvida, o melhor dia de todos.

Photobucket

Ao final da tarde, optei por não ir ao SPA (bem me custou); estava com febre. No dia anterior tinha-me feito bem aos músculos, mas tinha aumentado a febre... Nem assim a febre baixou, antes pelo contrário, e ao jantar estava a ferver... Além disso, durante o dia tinham-me aparecido fortes dores de garganta, ao ponto de estar quase sem voz. Depois de jantar ainda me sentia pior e as bombas farmaceuticas nada actuavam... Cheguei a aborrecer o meu médico: santo homem! Salva-me sempre nas férias, porque acaba sempre por acontecer qualquer coisa... Joelhos magoados, tendões partidos, enfim... Desta vez era só uma amigdalite... Fui operado com 4 anos e nunca mais voltei a ter uma crise de amigdalas... E havia de ser exactamente 31 anos depois, na minha única semana de férias!

Photobucket

A noite foi tenebrosa... no outro dia não consegui ir esquiar. Depois de uma longa discussão ao pequeno-almoço, entre tomar os antibióticos disponibilizados pelas minhas amigas, ou ir ao médico, inicialmente optei pela primeira. Mas quando me vi sozinho no hotel, saltou-me a tampa, e tive mesmo de sair dali... Fui ao médico! O hotel disponibilizou-me um motorista para me levar e trazer (vindo de suiços, quem diria...). Fui recebido numa clínica que é uma moradia com instalações fantásticas, muitas assistentes, o médico a facturar aos blocos tempo de 5 minutos, análises ao sangue, exames gerais, diagnóstico feito e saí do gabinete do médico com os medicamentos na mão. Factura: 200€! Valeu-me um seguro de viagem que uma amiga insistiu para que fizessemos!

Photobucket

Ao final do dia, depois de uma boa soneca e um banho, já era outro! Os meus amigos, por amabilidade, disseram que eu fiz bem em não ir... que esteve muito frio... má visibilidade... são mesmo uns porreiraços!!!

Mesmo assim fiquei inconsolável... é que eles aproveitaram (e muito bem), um dia pior em termos climatéricos, para fazerem um jogo de rugby na neve, e eu não podia mesmo participar...

À noite claro que não saí. Nem fui ao SPA. Mas durante o jantar estive bem disposto, a comida soube-me bem e dormi bem. Acordei com um sol fantástico e um céu azul, azul!
Nos dois dias que nos restavam de férias tivemos sol e neve fofa: o cenário de sonho de qualquer esquiador! Fizemos pistas espectaculares, as brincadeiras do costume, cantamos o hino no teleférico, corridas, dançamos nas esplanadas, e no último dia, ainda houve tempo para comprar umas lembranças para o pessoal cá de casa. Enquanto andava de loja em loja, vi passar um desfile de automóveis de fazer babar qualquer apreciador... A6? Não... RS6! Várias! BMW, sim, mas com 6 ou mais cilindros! Range Rover, claro! Lindos! Aliás, até o edifício da UBS é LINDO!

Photobucket

O dia de regresso é sempre feito com aquela nostalgia depressiva, de quem vem de uma semana no paraíso... e com muito sono, porque nos últimos anos, os low cost têm nos tirado da cama de madrugada (4 da manhã!). Cheguei cá e fui dormir... havia que recuperar da ressaca dos antibióticos.

Fez este ano 11 anos que comecei a esquiar (12.ª temporada). É sem dúvida das coisas que mais prazer me dá. A paisagem, o silêncio, o branco da neve, a adrenalina, a sensação de liberdade... ski ou snowboard, não interessa qual. Venham os dois em muita quantidade. Tive a sorte de ao 4.º ano conhecer um grupo espectacular! Há anos em que cresce, outros em que diminui, outros em que se renova... mas a essência está lá! Espero conseguir esquiar muitos anos. Enquanto o fizer com o mínimo de dignidade, lá estarei! Espero também que este grupo se mantenha tanto quanto possível unido. São geniais! Obrigado por me aturarem!

Sérgio

P.S.: não coloquei as melhores fotografias, porque nessas aparecem os meus amigos, e há uma meia dúzia de "conas" que "não se querem expor na internet"... enfim! Ninguém é perfeito!


3 comentários:

MTOCAS disse...

ja ansiava por estas imagens tão belas :-)

CarpeDiemBeHappy disse...

Olá
Realmente nao tiveste sorte nehuma. Eu estive na semana seguinte na neve e com a excepçao de uma manha que apanhamos uma tempestade de neve nas pistas, tudo correu bem.
Beinjinhos

Gisela FFale disse...

deu-me saudade do frio...:)

quanto ao sky, para o ano há mais :)