05 dezembro 2007

Síntese Azul.

Este é o nome de uma empresa de formação que tive o privilégio de conhecer, na passada semana, a meio de uma reunião de 3 dias em Vilamoura.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Já agora aproveito para referir, que andamos todos enganados... qualidade de vida é no Algarve! O resto meus amigos... é santa ignorância. Portanto, quem puder, mude-se para lá! E quem não poder, que trate disso! Passear em camisa à 5 da tarde na Marina, ou às 8 da manhã sair do hotel em t-shirt, praticamente em Dezembro, quando todo o país anda a "bater o dente"... não tem preço!

Bem, mas voltando ao assunto. Fiquei positivamente espantado com a facilidade com que estes senhores conseguiram perceber e absorver a cadeia de valor acrescentado e o know how REMAX. A forma como o transpuseram para um "jogo de formação", e especialmente, o fundamento crítico com que fizeram a análise de desempenho no decorrer desse mesmo jogo.

Como se já não estivesse mais do que abismado, a sessão de encerramento foi de um detalhe e perspicácia incríveis. Por outras palavras, foi um distribuir de cachaços ao desempenho das várias equipas. Mas há que reconhecer que foi mais do que merecido. E é isto que na maioria dos casos tem de acontecer no mundo empresarial: haver alguém, que de uma forma lúcida, objectiva e imparcial, veja do lado de fora. E depois, com bom-senso, ironia e provocação saiba dar forte na cabeça, para nos abanar e por a pensar e trabalhar. E estes senhores souberam fazê-lo com uma elegância... "digno de tirar o chapéu"

Rirmo-nos de nós mesmo é do mais saudável que há; e especialmente, quando vemos que caímos no ridículo de fazer aquilo que mais criticamos aos que connosco trabalham. De facto... há coisas fantásticas, não há?! (Ups... onde é que eu há ouvi isto...)

Por isso espero voltar a contar com eles, Sintese Azul, noutros eventos de formação. Recomendo também a todos que trabalham em empresas onde seja possível realizar acções deste tipo (quando o empresário tem pelo menos 2 dedos de testa), que consultem estes senhores (João Prata). Garanto-vos que os resultados vão ser, no mínimo, surpreendentes.

Sérgio

1 comentário:

Mizé disse...

Já tive um formador que me fez ficar com essa sensação!! Pena é que agora já não me dê mais formação!! Eh eh eh...