22 abril 2007

Sexo aos 14 anos...

... interrompo este silêncio de quase 20 dias, a que tenho sido obrigado por motivos profissionais, para comentar uma notícia que fez furor esta semana.
Segundo um estudo recente, os nossos adolescentes iniciam a sua vida sexual aos 14 anos. A tentação começa nas salas de aula dos liceus e muitas vezes consolida-se numa casa de banho próxima.
Ou seja, até porque a minha idade é exactamente 34, pergunto eu a estes senhores estudiosos: o que mudou afinal nos últimos 20 anos?

Sérgio

13 comentários:

filipelamas disse...

É uma excelente pergunta! Não entendo como se pode viver o sexo de modo completo aos 14 anos...

Carla Duarte disse...

Boa pergunta!!!

E estupido ver que cada vez mais cedo um adolescente começa a sua vida sexual, crianças que ainda estão em desenvolvimento, que ainda nao viveram nada da vida ( nao k eu tenha vivido mto, mas já passei por algumas coisas) e isto só vai fazer que a taxa de abortos e de mães adolescentes e por vezes solteiras aumente... Este mundo está do avesso!!!

Um namoro não vive de sexo , mas sim do amor que as duas epssoas sentem uma pela outra, e namoros aos 14 anos nao sao namoros, sao curtes, que por vezes acabam muito mal...
So posso dizer que este mundo está sm juízo!!!

CarpeDiemBeHappy disse...

O que mudou não sei...Nada?!! talvez sempre tenha havido este comportamento, mas não se falava tão abertamente e não se notava tanto. Hoje em dia os miudos têm mais acesso a tudo, a internet é um exemplo. Quando os pais pensam que os filhos estão a estudar estão nos chats, etc...
De qualquer forma o que é iniciar uma vida sexual nesta idade?!Certo é que é uma idade em que não se pensa com a cabeça e as consequências para alguns vêm mais tarde...
Eu se fosse mãe preocupava-me mais em educar os meus filhos de forma a precaverem-se contra as doenças e a gravidez....porque afinal o que me diz que um filho meu um dia aos 13, 14, e por adiante não pensará fazer o mesmo?!

Beijinhos

Anónimo disse...

Concordo com aquilo que diz, mesmo tendo 14 anos e já ter tido relações pela primeira vez este ano. Não posso dizer que esteja muito arrependida, mas também não estou assim tão contente por ter tomado esta decisão, de deixar de ser virgem tão cedo. Apesar de tudo, tenho consciência que ainda sou muito nova para já ter tido relações, mas penso que o que me levou a isto foi a curiosidade, pois os meus pais evitam falar sobre sexo, tendo desde sempre sido eu a decobrir por mim "o que era". Tinha curiosidade de saber como "seria" e talvez algum receio de que passassem os anos e eu continuasse virgem, por isso quando surgiu uma oportunidade, aproveitei. Não foi com nenhum namorado, foi simplesmente com alguém que "curti" algumas vezes, e isto foi uma das coisas que, quando penso naquilo que fiz, não concordo, pois acho que devia ter sido com alguém em que realmente tivesse mais confiança.

CARMO disse...

Olá Anónima!
Entendo bem o que dizes... mas deixa-me dar-te a minha opinião:
1.º Ter 14 ou 20 anos nada quer dizer; a responsabilidade que temos sobre os nossos actos não advém da idade física, mas sim da nossa maturidade e respeito por nós mesmos e pelos outros;
2.º O facto de fazermos sexo com uma pessoa com a qual não temos uma relação estável, nada tem a ver com a confiança que temos nessa pessoa.
Ou seja, podemos ter sexo com uma pessoa amiga e esse acto não ser nem mais nem menos leviano e respeitável, do que com alguém com quem estamos há algum tempo. Relação sã ou doentia? Fidelidade vs traição? O tempo e a estabilidade por vezes valem muito pouco, face a seriedade de outros sentimentos como são o respeito e a amizade.
Se fosse a ti, nada me arrependeria ou culpava pelo teu acto; antes pelo contrário, orgulhava-me: fizeste o que tinhas vontade (presumo que foste honesta com o rapaz e não lhe prometeste casamento!!!).
Arrepende-te sim, das coisas que queres, que julgas importantes, que realmente valorizas, e não as fizeste, ou não fizeste tudo para as conseguir.
Afinal, demonstraste maturidade no que escreveste!
Beijinho.

Anónimo disse...

tenho 14...acho perfeitamente normal...amor??isso ja nao existe!!

CARMO disse...

Olá Anónima!

Se sexo aos 14 anos é normal ou não... depende da maturidade de cada um. Iniciei a minha vida sexual até antes... e hoje que tenho 36, não estou nada arrependido nem me parece que tenha sido um erro... mas aos 14 não tinha uma vida sexual activa, no sentido de regularidade suficiente para considerar normal. Não sou exemplo, mas o oposto também não me parece exemplo.

Discordo inteiramente sobre o que expressas sobre o amor. E desculpa que te diga, mas se aos 14 anos podemos ter maturidade para o sexo, ou mesmo para a paixão, seguramente não temos maturidade para o amor! Portanto, e alterando a tua frase "...amor?? isso ainda não existe!!!".

Beijinho!

GSM disse...

Eu como estudante e com 14 anos, acho uma incongruência esse tipo de estudos. Pois para além da estupidez do tema, como devem imaginar conheço imensas pessoas da mesma idade que a minha e não sei de nenhum caso de actividade sexual, com esta idade.
Para além disso e para responder à questão da Carla Duarte, só quem está dentro do ramo escolar, é que pode afirmar o que quer que seja... mas julgo que o que mudou nestes últimos anos, foi a mentalidade das pessoas, nós (estudantes de agora) somos menos picuinhas e temos uma mentalidade bem mais aberta. Mas a maior pressão, por estranho que pareça, não é da escola, mas sim dos media, que cada vez mais abordam este tipo de questões, quer em filmes como também na ficção nacional, sem saberem muito bem, a faixa etária do público a que se dirigem!!!

Anónimo disse...

Oi tenho 14 anos,e namoro a 6meses e 24 dias..E tenho pensado muito na palavra SEXO,ainda não sei se estou preparada pra essa grande mudaça,mais acho que vou acabar fazendo por curiosidade!Minha mãe nunca tocou nesse assunto comigo então tudo que eu sei aprendi nas aulas e na internet...queria poder cv com alguem sobre isso pra min sentir maiz segura1
bjOo

CARMO disse...

Olá Anónima! Eu não tenho 14 anos... tenho 37! Não sei se te identificas com o que te possa dizer... mas, se quiseres conversar, podes usar o meu messenger: carmo.sergio@gmail.com.

Anónimo disse...

eae fmz? eu tenho 14 anos e digo levo uma vida de gente adulta bebo nos finais de semana trabalho em uma banda fumo cigarro de vez em quando, estudo a oitava serie do ensino fundamental dirijo carro pratico sexo normalmente e pra mim isto é normal já fiquei com inúmeras garotas de 11 até 22 pra mim isto é uma besteira nós os adolescentes achamos assim (existem garotos que são puros bobões com 14 mas há outros como eu que leva a vida bem séria ao ponto de uma pessoa de 20 anos+)

Digo porque tenho 14 anos e não é mentira... até porque sexo é a coisa mais normal do mundo gente se vire pra si mesmos e vejam! vocês sem sexo... desde já uma abraço a todos

Anónimo disse...

sexo aos 14 é uma coisa normalissima, mas temos de ter responsabilidades e pensar nas consequencias dos nossos actos, Se tivermos isto em conta, e gostarmos de uma pessoa a serio, nada faz com que isto nao possa acontecer :)
tenho 14 anos, namoro á 1 ano, e ja dei inicio á minha vida sexual!
e hoje ainda nao me aconteceu nada (sou responsavel), e penso em tudo. Obrigada ^^

Anónimo disse...

Tenh 14 anos. Namoro a 4 meses e ja estivemos quase várias vezes, mas qd chega a altura acagaço-me toda. N sei se quem ja perdeu simplesmente ignorou o medo ou se nunca o teve.
Ps- adicionei o teu e-mail, porque quero alguém para falar sobre isto :$